Você vai passar por um exame admissional para iniciar seu trabalho em uma nova empresa? E já sabe o que é esse procedimento e o que deve acontecer nele? O exame admissional é parte importante – e obrigatória – na hora da contratação de um novo funcionário. Sendo assim, é importante se manter bem informado a respeito do processo. Para te ajudar a entender melhor a respeito do tema, trouxemos então diversas informações úteis. Confira tudo agora, aqui no Brasil 123.
O que é o exame admissional?
Primeiramente, o exame admissional é uma etapa obrigatória do processo seletivo de uma empresa e é exigido por lei. Sendo assim, o departamento de recursos humanos é o responsável por acompanhar toda essa fase, a fim de realizar tudo da maneira correta e legítima.
É uma avaliação médica que tem como objetivo verificar a saúde física e mental do profissional que está sendo analisado e certificar de que ele esteja apto para exercer suas funções. E, ainda, cada exame é padronizado; só muda quando é uma área específica e, então, ele é feito conforme pede a esfera em que o possível contratado irá atuar. Mesmo assim existem pontos fixos que são avaliados em um exame admissional, como:
- Saúde física;
- Saúde mental e emocional;
- Funções do último emprego;
- Presença de doença crônica;
- Uso de medicamentos periódicos;
- Realização de procedimentos cirúrgicos.
Mas afinal de contas, qual o motivo de existir esse procedimento e por que ele é obrigatório? É disso que iremos falar no próximo tópico.
Qual o motivo desse procedimento?
O exame admissional está previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e o seu descumprimento pode causar graves consequências para a empresa. Além disso, outro motivo para esse procedimento é a garantia de segurança do funcionário e do acompanhamento de seu estado de saúde por apresentar um laudo de admissão que consta aptidão física e psicológica para o trabalho.
Portanto, ele funciona como suporte para ambas as partes em casos de possíveis acidentes. Ainda convém lembrar que, outra característica da avaliação, é o fato dela poder apresentar prováveis limitações que venham a impedir o pleno exercício da função do trabalhador a longo prazo.
Informações adicionais
Ademais, por ser uma obrigatoriedade da CLT, é um processo organizado de forma padrão, por isso é comum que sejam pedidos os mesmos exames na maioria das vezes, realizando outras avaliações específicas só quando há necessidade. Dessa forma, os principais exames solicitados são:
Anamnese médica
Esse exame tem o objetivo de observar o histórico de saúde física e mental do profissional por meio de uma entrevista que avalia além dos aspectos fisiológicos.
Avaliação Física e Psicológica
Nessa etapa do exame admissional, o candidato passa por uma análise clínica, a qual terá eficiência na verificação da existência de possíveis doenças ocupacionais pré-existentes.
Exames adicionais
Em casos de funções específicas, como exame de audiometria para cargas de telemarketing ou exames de vista para cargas de motorista.