Morreu nesta quarta-feira (2), aos 94 anos de idade, o ex-presidente da França, Giscard D’estaing. Ele governou o país europeu entre os anos de 1974 e 1981. Giscard morreu depois de várias complicações da Covid-19.
De acordo com informações do próprio Palácio do Eliseu, o ex-presidente morreu em um hospital da cidade de Tours, no oeste da França. Ele já estava em uma situação de saúde delicada antes mesmo de contrair o coronavírus.
Vários líderes políticos do país enviaram sentimentos para a família. Como estamos em um período de pandemia, o velório do ex-presidente não terá muitas pompas. Isso porque eles estão tentando evitar as aglomerações neste momento.
Quando foi presidente, Giscard foi importante para o que se pode chamar de integração europeia. Foi lá no início dos anos 1970 que ele começou a formar as bases para a criação de uma nova moeda que poderia dar certo em todo o continente. Aliás, a moeda em questão era o Euro.
No geral, ele era um político liberal tanto na economia, como nos costumes. Nesse último ponto, aliás, ele foi extremamente progressista na liberação do divórcio com consentimento mútuo e a legalização do aborto no país.
Seja como for, ele não conseguiu se reeleger. Isso porque perdeu as eleições seguintes para François Mitterrand, que era um político mais à esquerda do espectro político naquele momento. A família de Giscard não se pronunciou sobre sua morte ainda.
Covid-19 mata ex-presidente
Por todo o mundo, a preocupação com a Covid-19 só aumenta. De umas semanas para cá, várias personalidades passaram por hospitalizações ou mesmo morreram da doença. Aqui no Brasil, por exemplo, famosos como Nicette Bruno e Genival Lacerda estão em estado grave no hospital.