Eduardo Pazuello, general do Exército e ex-ministro da Saúde, sofreu um acidente na noite de sexta-feira (24) na Avenida Paulo de Frontin, altura da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com as informações do Comando Militar do Leste (CML), o ex-chefe da pasta estava conduzindo uma motocicleta no momento do acidente.
Ainda de acordo com o CML, Eduardo Pazuello foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após agentes do quartel central serem acionados por volta das 23h30 para socorrer o ex-ministro, que havia caído de moto. “Chegando no local da ocorrência os agentes encontraram o general do Exército no local”, informou a entidade.
Depois do socorro, Eduardo Pazuello, que tem 58 anos, foi levado para o Hospital Central do Exército, em Benfica, também na Zona Norte da capital carioca. Conforme o CML, o general sofreu fratura na clavícula direita e em um arco costal. “Ele se encontra em observação com quadro estável”, detalhou o CML.
Ex-ministro da Saúde
Eduardo Pazuello é graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, como Oficial de Intendência. Ele foi o terceiro a assumir o Ministério da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (PL). Isso, em meio à pandemia de Covid-19.
Ele entrou como interino em maio de 2020 no lugar do médico Nelson Teich, que deixou o cargo após um mês. Em janeiro daquele ano, ele foi efetivado e passou a seguir as ideias do presidente, incluindo a defesa do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19.
O general saiu do cargo em março deste ano. Neste meio tempo, ele foi um dos que depôs na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Em outubro, ele trocou de cargo na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), saindo de secretário de Estudos Estratégicos para assessor especial do órgão.
Leia também: Presidente da Anvisa fala em número ‘macabro’ de mortes e cobra vacinação de crianças