A Evergrande suspendeu mais uma vez as operações na Bolsa de Hong Kong. No entanto, a empresa não informou o motivo da suspensão, nem quando as operações voltarão a ser negociadas.
“O comércio de ações do Grupo China Evergrande será suspenso às 9h (23h no horário de Brasília) de hoje (segunda-feira)”, disse a companhia em comunicado.
Aliás, a Evergrande já havia suspendido as operações na Bolsa de Hong Kong em outubro do ano passado. E tudo isso vem ocorrendo devido à dívida bilionária que a empresa possui.
Em resumo, a segunda maior empresa do setor imobiliário chinês sofre há meses com uma crise sem precedentes. A Evergrande possui a maior dívida de ativos do mundo, na ordem de US$ 300 bilhões. E agora tenta pagar os investidores e detentores de títulos.
Na verdade, a incorporadora foi enquadrada pelo governo chinês, que impôs medidas para conter todo o setor imobiliário do país. A propósito, o governo da província de Cantão, onde fica a sede da Evergrande, segue monitorando todo o processo da empresa para reestruturar suas dívidas.
Veja mais notícias sobre a Evergrande
Na semana passada, diversos investidores ficaram animados com a informação passada pela imobiliária. Em suma, a Evergrande anunciou que poderia entregar dezenas de milhares de unidades residenciais neste mês. Assim, conseguiria saldar algumas dívidas.
Contudo, a felicidade durou pouco e as ações da incorporadora voltaram a cair no final da semana. A saber, a Evergrande não conseguiu quitar outros dois títulos offshore no período. A propósito, offshore consiste na abertura de empresas e contas bancárias em territórios com menor tributação para fins lícitos.
Vale destacar que todos os problemas enfrentados pela Evergrande afeta diretamente a China. Em síntese, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu em dezembro as projeções de crescimento do país para 2021 (8,1%) e 2022 (5,1%). Aliás, o Fundo Monetário Internacional (FMI) já havia feito isso em outubro.
Leia Mais: PIB do Brasil deve crescer 0,36% em 2022, projetam analistas