Baldur’s Gate 3 coloca algumas quests bastante complicadas em seu diário do primeiro ato, que agora saiu em Early Access, mas seu desafio mais exigente é sigiloso longe dos campos de duendes e do Underdark.
A Larian Studios enfiou ele no EULA (acordo de licença de usuário final, que estabelece o direito do comprador de usar o software).
Obviamente todos nós lemos EULAs até o fundo, portanto isto será exclusivamente novidade para as pessoas que ainda não jogaram Baldur’s Gate 3.
Larian acrescentou ao final do EULA, algo que todos nós já lemos se o jogamos – e com a ameaça de perdermos fama e fortuna se falharmos.
Quest do bardo
Dê uma leitura:
Ao aceitar este Pacto, você assume uma quest adicional para submeter a Larian 1 (uma) gravação de um canto, canção, texto, poema ou dança interpretativa executada por você e exaltando seu interesse nos Reinos Esquecidos.
Se você se recusar a empreender e terminar esta quest nos três primeiros invernos após sua aceitação deste Pacto, você perderá a fama, fortuna e/ou infâmia subsequentes como membro fundador de nossa Guilda do Grande Gênio.
Você concede à Larian Studios uma licença mundial, perpétua e livre de royalties para compartilhar tais gravações através dos canais de mídia social da Larian Studios.
É uma quest realmente mais adequada para os bardos, embora eu ache que seja a classe mais próximo para alguém que escreve sobre videogames. Acho que vou arriscar a perda da licença.
Letra miúda
Depois que a imagem do EULA foi compartilhada no Reddit por ViviFFIX, foi apontado que esta justaposição de ficção dentro do jogo e acordos legais também aparece no jogo de mesa.
Meu livro de regras D&D 5e, por exemplo, inclui a renúncia de que “Feiticeiros da Costa não é responsável pelas consequências de qualquer lançamento de salvamento falhado, incluindo mas não limitado à petrificação, veneno, magia da morte, hálito de dragão, feitiços, ou decapitação vorpal relacionada à espada”.
Lá se vai meu processo de ação civil pública.
A Larian meteu algumas outras coisas no EULA, incluindo a estipulação de que você não faça nenhum trato com criaturas fey, infernal ou eldritch. Isso também é apenas bom senso.