Os Estados Unidos registraram a terceira queda seguida nos pedidos de auxílio-desemprego nesta última semana. De acordo com os dados do Departamento de Trabalho norte-americano, houve 779 mil novos pedidos do auxílio na semana encerrada em 30 de janeiro. Esse número ficou abaixo dos 812 mil pedidos na semana anterior.
Dessa forma, há um indício de estabilização do mercado de trabalho dos EUA, após o forte impacto sofrido devido ao avanço da pandemia da Covid-19 no país. Aliás, o número ficou abaixo do projetado por economistas, que apontavam 830 mil pedidos na semana. A saber, o número de novas solicitações continua muito alto, bem superior ao pico de 664 mil durante a crise entre 2007 e 2009. No entanto, encontra-se muito abaixo do recorde de 6,867 milhões de pedidos em março do ano passado, quando a pandemia chegou aos EUA.
Vale lembrar que, em janeiro, os números fiaram muito altos, principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus. Apesar de estar prestes a completar um ano, a crise sanitária ainda parece longe de acabar.
Covid-19 puxa pedidos nos EUA
No mês passado, os Estados Unidos chegaram a registrar mais de quatro mil mortes pela Covid-19 em um único dia. Isso é mais do que o número de mortes no atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Ao todo, o país já registra cerca de 460 mil mortes. A propósito, bateu o recorde de óbitos em 24 horas na última quinta-feira (4), com 5.282 mortes registradas.
E aí vem aquela história que todo mundo já conhece. O fechamento de serviços leva ao prejuízo e o prejuízo leva ao aumento de demissões. Assim, no final das contas, a equação quase sempre cai sobre o lado mais fraco da força: o trabalhador. Contudo, apesar do elevado número de mortes, os casos vêm caindo vertiginosamente. De janeiro a fevereiro, houve um recuo de 61%, ajudado, em grande parte, pela vacinação da população.
Por fim, parte desses pedidos é um reflexo de pessoas que voltaram a pedir o benefício, após o governo norte-americano renovar um suplemento de US$ 300 até 14 de março. Isso aconteceu em dezembro do ano passado e faz parte de um pacote de quase US$ 900 bilhões para enfrentamento da pandemia no país.
LEIA MAIS
Lucro líquido do banco BV sobe 6% no quarto trimestre de 2020