Recentemente, o equivalente à Polícia Federal norte-americana, FBI, divulgou um relatório anual que afirma as proposições feitas por especialistas. Trata-se do índice de homicídios registrados em 2020 que teve um aumento estrondoso batendo um recorde histórico.
Os dados apurados pelo analista e especialista em segurança pública do FBI, Jeff Asher, por meio de um artigo publicado no The New York Times, indicam que a taxa de homicídios nos EUA deu um salto de 29% no ano de 2019 para 2020. Este foi o maior percentual registrado desde 1960, época em que os dados referentes ao tema começaram a ser reunidos.
O apanhado de 2020 consiste no dobro do que os registros de 1968, quando a taxa de homicídios chegou a 12,7% em relação ao ano anterior, ou seja, 1967. Portanto, ao analisar com calma e atenção os dados recentes, nota-se que em 2020 foram registrados 6,55 homicídios a cada 100 mil pessoas. Em 2019, a equiparação era de cinco para cada 100 mil.
Ao todo, ocorreram cerca de 21,5 mil homicídios no ano de 2020, representando um aumento de 4,9 mil em comparação a 2019. Vale ressaltar que se tratam de números absolutos, sendo que o maior deles, desde então, equivale a 1.938 homicídios a mais que no ano anterior. Em suma, este aumento nítido nos registros aconteceu em todas as regiões do país, desde grandes centros urbanos a cidades menores, sejam elas liderados por democratas ou republicanos.
Na oportunidade, Jeff Asher ressalta que, “Foi um aumento nacional, o que sugere que foi influenciado por fatores nacionais. isso significa que será um desafio reduzir (esses números)”, declarou.
Porém, Asher fez questão de explicar sobre a possibilidade de estes números serem submetidos a pequenos assuntos até que o levantamento seja publicado oficialmente na próxima semana. Mas no geral, essas alterações devem ser mínimas, não alterando o contexto original dos dados, apenas confirmando teses anteriores de demais especialistas.
Segundo o relatório da Comissão Nacional sobre Covid-19 e Justiça Criminal vinculado ao centro de pesquisas Council on Criminal Justice (Conselho sobre Justiça Criminal), publicado no início deste ano, já havia sido notado um aumento na margem de 30% na taxa de homicídios no ano de 2020, que apurou os dados referentes a 34 cidades diferentes.
Asher também informou que crimes contra propriedades tiveram uma queda pelo 18º ano seguido. Acredita-se que seja influência da presença de tantos estabelecimentos comerciais novos em virtude da pandemia.
Especialistas ressaltam a dificuldade de indicar um único causador que explique este aumento histórico, sobretudo em uma época de crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. No último ano houve um aumento significativo nas vendas de armas de fogo, protestos contra racismo e agressões policiais, acontecimentos que levaram milhares de pessoas às ruas.
Alguns especialistas tentam explicar o impacto da pandemia através do estresse causado pelo medo da doença junto ao isolamento social, que provocou o fechamento de uma série de estabelecimentos como bares, restaurantes, escolas, igrejas, academias, espaços de lazer público e muito mais. Em conjunto a isso, os programas de prevenção à violência ficaram praticamente escassos com os baixos investimentos.