Somente em 2021, as autoridades dos Estados Unidos da América (EUA) prenderam mais de 1,7 milhão de imigrantes na fronteira com o México. As informações são do jornal The Washington Post, e se referem ao ano fiscal que terminou em setembro.
As prisões feitas por patrulheiros norte-americanos atingiram os índices mais altos já registrados, de acordo com os dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. As tentativas de entrar no país sem apresentar a documentação legal começaram a aumentar ainda no ano de 2020, mas tiveram um salto somente agora, após a posse do presidente Joe Biden.
Ao todo, foram mais de 200 mil imigrantes presos somente entre os meses de julho e agosto. O atual presidente, Biden, tem enfrentado uma crise imigratória que teve início justamente em seu governo. Os imigrantes da América Latina veem os EUA como uma esperança, e existem alguns brasileiros entre esses imigrantes. A expectativa era de que o novo governo não fosse tão agressivo quanto ao do antigo presidente, Donald Trump, que tinha um posicionamento bastante rígido quanto a esse tema.
Contrariando todas as expectativas, o atual governo democrata tem mantido a política contra imigrantes. Contudo, esta decisão gerou sérias críticas contra o governo de Biden, até mesmo por aliados. O entendimento quanto a entrada de imigrantes nos EUA sem documentos é de que essas pessoas representam uma ameaça à segurança do país.
Por essa razão, o Governo do México também irá se mobilizar na tentativa de sanar o problema. Desta forma, passará a exigir que os brasileiros também apresentem vistos na entrada do país. A investida tem o propósito de inibir a ida ao país com o objetivo único de cruzar a fronteira para os EUA sem a documentação.
Dados divulgados pela Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA (US Customs and Border Protection), apontam que o número de brasileiros que continuam tentando entrar ilegalmente em território norte-americano teve um aumento de 6,5 vezes no último ano. No período entre outubro de 2020 a setembro de 2021, foram identificados 46.410 imigrantes brasileiros deportados. No período anterior o número de deportações foi de 7.161.
A maior parte dos brasileiros em buscam de realizar o sonho americano os levou para as fronteiras do Arizona (28.538) e da Califórnia (14.266), onde foram pegos. Mais da metade (34.636) viajava em família. Nota-se que também existem registros de cinco menores de idade detidos pela imigração.
Para se ter uma ideia da abrangência deste cenário, na última semana de setembro, vários brasileiros foram encontrados na boleia de um caminhão de imigrantes do Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru. Na ocasião, 49 pessoas foram detidas na região de Sierra Blanca, no estado norte-americano do Texas.