Nesta terça-feira (8), o presidente Joe Biden anunciou a proibição dos Estados Unidos em realizar novas importações de petróleo russo, bem como outras fontes de energia, em mais uma nova rodada de sanções impostas à Rússia, como forma de retaliar sua invasão sobre a Ucrânia.
“Não vamos mais aceitar o petróleo russo nos portos norte-americanos. Nós não vamos mais subsidiar as importações de Putin”, afirmou Joe Biden. Além disso, Biden também irá impedir que norte-americanos realizem novos investimentos no setor de energia russo.
A decisão foi aprovada por Democratas e Republicanos. Um fato que ajudou os Estados Unidos a tomarem tal decisão é que o país vem batendo recorde de produção de petróleo, com isso, tem uma reserva de barris capaz de suprir um eventual aumento dos preços.
Atualmente, apenas 8% do petróleo dos Estados Unidos vem da Rússia, com isso, o governo de Joe Biden possui alternativas para substituir esse volume. Caso semelhante acontece com o Reino Unido, que possui apenas 4% das importações de petróleo oriundos da Rússia.
Europa não deve ser tão radical
Por ser mais dependente da importação de fontes de energia da Rússia, a União Europeia anunciou um plano para ser independente dos combustíveis fósseis da Rússia até 2030, a ideia, também, é acelerar a transição para fontes de energia renovável.
Biden já entendia essa dificuldade da União Europeia, e afirmou que está trabalhando com outros países para reduzir a dependência da energia da Rússia. “Eu sei que muitos dos nossos parceiros talvez não possam estar junto conosco. Nossas equipes estão discutindo como podemos fazer isso”.
Atualmente, a dependência da Europa em relação à importação do petróleo e gás russos é, em média, de 13% e 40%, respectivamente. “Estamos causando pesados danos à economia russia”, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Pacote de ajuda dos EUA à Ucrânia
Além das sanções, o presidente norte-americano busca um acordo no congresso para liberar US$ 2 bilhões para realizar uma ajuda emergencial à Ucrânia. “Os EUA vão cuidar dos refugiados para que esse custo não fique apenas com nossos parceiros”, disse Biden.
“A Rússia de Putin sairá menor dessa guerra, enquanto nós sairemos ainda maiores”, disse Joe Biden, lembrando que o rublo, a moeda russa, já vale apenas US$0m01, metade da cotação que tinha há cerca de duas semanas.
Resposta Russa
Como forma de resposta, a Rússia ameaçou cortar o fornecimento de gás natural para toda a Europa, caso haja interrupção na importação de petróleo do país. O país informou que, caso a sanção seja confirmada, irá fechar o principal gasoduto que leva o gás até a Europa, o Nord Stream 1.
Segundo Alexander Novak, vice-premiê russo, a proibição na importação “vai levar a consequências catastróficas para o mercado global”. Ainda, ele afirmou que “em conexão com as acusações infundadas contra a Rússia, e a imposição da proibição do Nord Stream 2, temos todo o direito de tomar uma decisão espelhada e impor um embargo ao bombeamento de gás através do gasoduto Nord Stream 1, que hoje é carregado no nível máximo de 100%.”