O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece vários benefícios a segurados que contribuem para o sistema previdenciário. Com isso, fica a dúvida para algumas pessoas sobre a possibilidade de acumular benefícios do instituto. Saiba mais durante esta matéria completa.
É possível acumular benefícios do INSS?
Sim, é possível acumular benefícios do INSS em algumas situações, mas há regras específicas estabelecidas pela Previdência Social para evitar o acúmulo excessivo de benefícios. As regras variam de acordo com os tipos de benefícios envolvidos e a situação do beneficiário. Aqui estão alguns exemplos de situações em que é possível acumular benefícios do INSS:
- Acúmulo de aposentadoria e pensão por morte:
- É permitido receber uma aposentadoria e uma pensão por morte de cônjuge ou companheiro, desde que os valores não ultrapassem o teto do INSS. Se a soma dos dois benefícios exceder o limite, o beneficiário terá que optar pelo benefício de maior valor.
- Acúmulo de aposentadoria e auxílio-acidente:
- É possível receber uma aposentadoria e um auxílio-acidente ao mesmo tempo, desde que sejam decorrentes de situações distintas. Por exemplo, uma aposentadoria por idade e um auxílio-acidente por um acidente de trabalho.
- Acúmulo de aposentadoria e auxílio-doença:
- Se o beneficiário já estiver aposentado por tempo de contribuição ou idade, ele pode solicitar um auxílio-doença caso fique incapacitado de forma temporária. Nesse caso, o valor do auxílio-doença será calculado com base na média das contribuições previdenciárias.
- Acúmulo de aposentadoria e benefício assistencial (LOAS):
- É possível acumular uma aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), desde que o beneficiário atenda aos requisitos para ambos.
Como solicitar um benefício do INSS?
Para solicitar um benefício do INSS, você pode seguir os passos a seguir:
Reúna a documentação necessária:
O primeiro passo é reunir toda a documentação necessária para comprovar seus direitos ao benefício que deseja solicitar. Aliás, os documentos variam de acordo com o tipo de benefício e sua situação específica. Contudo, geralmente incluem documentos de identificação, comprovantes de contribuição, comprovação de estado civil, entre outros. Dessa forma, é importante verificar quais documentos são necessários para o seu caso específico, o que pode ser feito no site do INSS ou com a ajuda de um atendente do INSS.
Agende o atendimento:
Antes de ir a uma agência do INSS, é altamente recomendável agendar o atendimento. Você pode fazer isso pela internet, ligando para o telefone 135 ou através do aplicativo Meu INSS. O agendamento é importante para evitar longas filas e garantir que você será atendido no dia e horário desejados.
Compareça à agência do INSS:
No dia do atendimento, vá à agência do INSS no horário agendado. Lembre-se de levar todos os documentos solicitados. Durante o atendimento, um servidor do INSS irá analisar sua documentação e orientá-lo sobre o processo.
Acompanhe o andamento do seu pedido:
Após a análise do seu pedido, o INSS pode levar algum tempo para processar e tomar uma decisão. Com isso, você pode acompanhar o andamento do seu pedido através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Receba a resposta:
Assim que o INSS tomar uma decisão sobre o seu pedido, você será informado. Se o seu benefício for aprovado, você receberá os pagamentos de acordo com o calendário do INSS. Além disso, caso o benefício seja negado e você acredite que isso foi injusto, você pode entrar com um recurso para contestar a decisão.