O mercado de renda variável possui diversos produtos financeiros para aqueles que querem se expor a um risco maior, buscando maior rentabilidade em seus investimentos. No entanto, existe um produto que tem atraído bastante interesse de fornecedores, conhecido como ETF (Exchange Traded Fund).
O ETF é uma forma de investir em ações da bolsa de valores sem se expor de forma direta. Sendo assim, o risco no processo é menor do que em relação ao investimento direto na bolsa de valores. Abaixo serão explicadas as principais questões.
O que é um ETF?
ETF representa a sigla em inglês para Exchange Traded Fund, no portugues, “fundo negociado em bolsa”. De forma resumida, representa um fundo de investimento que utiliza como referência algum índice da bolsa de valores, seja ela brasileira ou estrangeira.
A gestão deste tipo de fundo de investimento é feita por um gestor especializado. Os índices das mais diversas bolsas de valores são compostos por uma grande variedade de ativos, com isso, os ETFs buscam replicar tais índices. Os ETFs são cestas compostas por ações destes índices. Com isso, aqueles que investem em um ETF estão investindo em uma grande variedade de ações.
Tipos de ETF
Existem diversos tipos de ETF, sendo os principais relacionados ao mercado de ações, como: de índices amplos, segmentos, setoriais, nacionais ou internacionais. No entanto, existem fundos de outros tipos de índices, como o de moedas, criptomoedas, commodities e até mesmo de renda fixa.
No mercado brasileiro, existem mais de 20 ETFs listados, inclusive, é possível realizar investimento em algum índice bolsa estrangeira através da compra de uma cota destes fundos de investimento.
Características
ETFs são bastante úteis, principalmente para aqueles que estão começando agora no mercado de renda variável, funcionando até mesmo como um atalho para aqueles que querem investir na bolsa de valores. Ao realizar a negociação de ETFs, é possível diversificar a carteira de investimentos nos mais diferentes segmentos.
A gestão é feita de forma passiva, ou seja, como está atrelado a algum índice, só é necessário replicar os ativos e suas proporções. O desempenho do fundo de investimento será igual ou superior ao índice pelo qual está atrelado.
Um fator interessante é que, como os ETFs são negociados nos pregões da bolsa de valores, é possível comprar ou vender as cotas do fundo de forma bastante simples. No caso de índices de renda variável, o prazo para liquidação é de um dia, já os de renda fixa, o prazo é de 2 dias.
Diferença para um fundo de ações
A principal diferença entre fundos de investimentos e ETF está na gestão e na escolha de ativos. Como foi dito anteriormente, sua gestão é feita de forma passiva, já em um fundo de ações é feita de forma ativa.
Ou seja, a gestora do fundo escolhe os papéis que compõem a carteira de investimento com base em suas próprias estratégias de investimento. Com isso, investir em um ETF é uma boa forma de diversificar sua carteira de investimentos de forma simples, buscando rentabilidade no mercado de renda variável.