Saber as etapas de análise de aposentadoria do INSS é fundamental para quem está pensando em solicitar esse benefício. Isso porque, ao saber detalhadamente todas as etapas desse processo, você poderá garantir um melhor cumprimento de seus direitos.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você saiba quais são as etapas de análise de aposentadoria do INSS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais são as etapas de análise de aposentadoria do INSS?
Bem como todos já devem saber, a aposentadoria é um direito de todos os trabalhadores que contribuem para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são as etapas de análise que o INSS realiza para conceder o benefício.
Dessa forma confira abaixo todas essas etapas de forma detalhada, para que você possa tirar essa e outras dúvidas:
1. Solicitação de aposentadoria
A primeira etapa para solicitar a aposentadoria pelo INSS é fazer o requerimento do benefício.
Para isso, é necessário preencher os formulários adequados e reunir toda a documentação necessária, como:
- RG;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Comprovantes de contribuição, entre outros.
Além disso, é importante assegurar que todos os documentos estejam corretos e devidamente atualizados. Para que assim, você possa agilizar o processo e evitar problemas futuros.
2. Análise dos documentos
Então, depois que você enviar a solicitação, o INSS realizará a análise de todos os documentos.
Nessa etapa, o órgão verifica se a documentação está completa e se as informações são consistentes. Sendo assim, é fundamental fornecer todos os dados corretamente para evitar possíveis atrasos no processo.
3. Perícia médica é uma das etapas de análise do INSS
Ademais, caso a solicitação de aposentadoria seja por motivo de doença ou invalidez, será necessária a realização de uma perícia médica.
Essa perícia tem como objetivo avaliar o estado de saúde do requerente e verificar se está de acordo com os critérios que a legislação previdenciária vigente.
Além disso, é necessário comparecer à perícia com todos os exames e laudos médicos que comprovem o quadro clínico do trabalhador.
4. Análise técnica
Após a análise dos documentos e realização da perícia médica, o INSS faz a chamada análise técnica. Nessa etapa, os analistas do órgão avaliam se todas as informações fornecidas estão corretas e se o requerente preenche os requisitos necessários para a concessão da aposentadoria.
Ademais, essa avaliação inclui a verificação dos períodos de contribuição, cálculo do tempo de serviço e aplicação das regras previdenciárias vigentes.
5. Concessão do benefício
Por fim, se todas as etapas anteriores forem concluídas com sucesso, o INSS concede a aposentadoria ao trabalhador.
Dessa forma, o órgão pode fazer essa concessão de duas formas:
- Administrativamente, quando não há a necessidade de intervenção judicial, ou;
- Judicialmente, quando o segurado precisa recorrer à Justiça para obter o benefício.
Além disso, é importante ressaltar que, caso ocorram problemas ou indeferimentos no processo, é possível fazer recursos e contestações para reverter a situação.
Agora que você já sabe quais são as etapas de análise de aposentadoria no INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!