Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço do etanol hidratado subiu em 20 estados. Isso apenas para o combustível usado diretamente nos automóveis, já que o etanol também é utilizado para mistura junto com a gasolina. Por isso, a alta dele impacta diretamente a sua vida financeira.
Dessa forma, é importante ficar atento a alta dos combustíveis para saber como os preços ficarão nas prateleiras. Ainda, é importante saber os preços para entender se é mais vantajoso abastecer com etanol ou gasolina.
Etanol em alta
A ANP informou que o etanol subiu em 20 estados na semana passada. Ao mesmo tempo, a agência afirma que que a gasolina caiu em 18 estados. Com isso, tem ficado cada vez mais em conta abastecer com a gasolina, o que é uma excelente notícia para quem precisa abastecer o carro. Por outro lado, isso também pode se refletir nas prateleiras.
Contudo, com o etanol em alta, o uso desse combustível fica ainda mais reduzido. Isso porque ele só é atrativo para quando o preço da gasolina, multiplicado por 70%, for maior que o preço do etanol. Por isso, com o etanol mais caro e a gasolina mais barata, fica ainda melhor abastecer com gasolina. E isso se reflete em muitas outras coisas, já que muitos serviços de frete ficam menos custosos. Com isso, a tendência é que os produtos diminuam o ritmo de aumento de preços, o que não deixa o seu custo de vida mais caro.
Apesar disso, o etanol em alta também prejudica a economia, dado que muitos veículos usam apenas esse combustível, o que torna alguns serviços mais caros. Por outro lado, também é possível fugir dessa alta de combustíveis, buscando economizar ainda mais.
Como fugir do aumento de preços?
Para fugir do aumento de preços, é inevitável que você mude algumas coisas na sua vida. Isso porque, com o etanol mais caro, é preciso que você ande menos de carro, mesmo que abasteça com gasolina. Isso porque o etanol é usado na mistura da gasolina e, quando fica mais caro, a tendência é que a gasolina suba de preço também.
Para isso, você pode optar pela carona, indo até o seu trabalho com amigos que moram próximos a você. Por outro lado, para as tarefas do dia a dia mais básicas, nada impede que você vá a pé ou, ainda, de bicicleta, caso tenha. Com essas pequenas atitudes, você consegue economizar muito no fim do mês.
Contudo, o aumento nas prateleiras também vem. E nessa parte, a única forma de economizar é fazendo pesquisa de preços. Atualmente, a internet vende de tudo, até mesmo itens de mercado. Por isso, busque analisar se o preço do mercado está melhor que o da internet, por exemplo, levando em conta os valores de frente e demais custos. Ainda, é importante comprar dois supermercados diferentes, desde que sejam próximos para você ir.
Com essas dicas, é possível economizar até 30% em algumas compras. E isso faz bastante diferença no seu orçamento no fim do mês.