O governo federal anunciou na última segunda-feira (21) que iria zerar o imposto de importação de sete importantes itens para a população brasileira. E um destes itens é o etanol, utilizado por milhares de motoristas no país.
De acordo com o governo, a decisão tem como objetivo reduzir os preços do etanol e da gasolina para a população. No entanto, como a redução do imposto incide apenas sobre o valor do etanol importado, os preços pagos pelos motoristas não deverão cair de maneira expressiva.
Segundo um levantamento da consultoria Tendências, o etanol anidro (utilizado na composição da gasolina no Brasil) comprado do exterior representou somente 4,07% das vendas totais do combustível no país em 2021. A propósito, o estudo se baseou em dados da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).
Vale destacar que a equipe econômica afirmou no início da semana que o etanol zerado “poderia levar a uma redução do preço da gasolina da ordem de 20 centavos na bomba”. Nesse caso, o impacto ocorreria porque a gasolina tem 27% de álcool anidro em sua mistura atual. Contudo, isso não deverá acontecer com o próprio etanol.
Especialistas acreditam que o impacto será mínimo
Muitos motoristas ficaram felizes com o imposto zerado sobre o etanol, mas a redução da tarifa não deverá estimular as importações de etanol. A saber, o etanol anidro importado respondeu por apenas 2,55% do consumo doméstico de combustíveis em janeiro (último dado oficial disponível).
Além disso, a participação das importações de etanol hidratado, que é utilizado para abastecer os carros, foi de apenas 0,001% na média de 2021. Em janeiro deste ano, o percentual subiu um pouco, para 0,03%, mas ainda assim é um valor irrisório.
“O preço do milho no mercado externo está muito caro, então importar o etanol dos EUA não tem como ser mais barato. Um estímulo à importação seria se os preços lá fora estivessem menores, mas isso não vai acontecer esse ano por conta dessa questão do milho e da guerra na Ucrânia”, disse Gabriela Faria, economista da Tendências.
Por fim, a consultoria Tendência também revelou que a importação de etanol despencou 57,9% em 2021, na comparação com 2020. Em suma, o imposto zerado pouco será sentido pelos motoristas do país. A melhor solução é evitar gastos e buscar os locais com os melhores preços.
Leia Mais: Governo ampliará redução do IPI para 33%; veja como isso afeta a sua vida