Um levantamento divulgado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, vai deixar muito amante de cachorro quente preocupado. Segundo os dados do estudo, cada salsicha consumida pode reduzir em 36 minutos a expectativa de vida das pessoas.
Esse resultado se baseou no seguinte cálculo: cada grama de salsicha diminui em 0,45 minutos a vida de quem a consome. Como uma salsicha tem, em média, 50 gramas, a redução do tempo chegaria a 22,5 minutos. Ao mesmo tempo, o sódio e as gorduras trans presentes no alimento processado respondem pelo restante da redução do tempo de vida.
Em contrapartida, o estudo também citou a castanha como um alimento que prolonga a expectativa de vida. Em resumo, cada porção de castanhas pode acrescentar 26 minutos de vida extra às pessoas. A saber, o estudo foi publicado na revista científica Nature Food.
Veja o que fazer para prolongar a expectativa de vida
Se você busca uma vida mais saudável e possivelmente mais longa, se liga nas dicas dos cientistas. De acordo com os pesquisadores da área, a principal orientação consiste em substituir 10% dos alimentos processados ou carnes consumidos diariamente por vegetais, frutas e castanhas. Com essa mudança, há o acréscimo de 48 minutos à expectativa de vida das pessoas.
O estudo ainda serviu como base para que os pesquisadores criassem o Index de Saúde Nutricional. Em suma, esse indicador, que surgiu através de estudos de quase 6 mil alimentos, revela os itens mais e menos nutritivos ao ser humano. Uma alimentação balanceada aumenta não só a expectativa de vida, mas também a qualidade desta.
De acordo com o pesquisador e autor do estudo, Olivier Jolliet, a descoberta publicada revela que pequenas substituições diárias na alimentação podem aumentar consideravelmente os benefícios à saúde das pessoas. Jolliet fez as declarações ao jornal The Telegraph.
Leia Mais: Mais de 80% dos brasileiros usaram internet em 2020, aponta pesquisa