O esgotamento profissional ou Síndrome de Burnout como também é conhecido vem sendo cada vez mais comum durante a pandemia, principalmente em profissionais da Saúde.
As alterações da rotina do trabalho que incluem desde a adaptação ao home office ou intensas rotinas de produção estão entre as motivações desta condição, que afeta mais de 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo a International Stress Management Association (Isma).
Para lidar com a Síndrome de Burnout, muitos especialistas indicam sessões de psicoterapia, prática de atividades físicas e relaxantes, inclusive tirar um período de férias.
Mas além dessas alternativas, um novo estudo vem apontando resultados positivos entre os portadores de Burnout, por meio do uso do Canabidiol.
O que é Canabidiol
O Canabidiol é uma substância extraída da planta cannabis sativa e já vem sendo aplicada com finalidade terapêutica em diversos contextos, como por exemplo em tratamento para doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas entre esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade.
Conhecido também como CBD, essa substância atua diretamente no sistema nervoso central e geralmente é indicada quando outras formas de tratamento não estão demonstrando o efeito pretendido.
Além disso, existe uma lista de medicamentos derivados da Cannabis que podem ser comercializados com a aprovação da ANVISA no país, estes são indicados para tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla.
Mais sobre o estudo
E se tratando do uso do Canabidiol para o Burnout, o estudo feito pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP revelou que houve uma redução de 60% nos sintomas de ansiedade, 50% nos de depressão e 25% de burnout entre os voluntários que fizeram o tratamento convencional mais o uso do canabidiol em comparação com aqueles que só fizeram o tratamento convencional.
Neste estudo 120 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital das Clínicas da FMRP foram acompanhados pelos pesquisadores, visto a rotina intensa de trabalho referente ao enfrentamento da Covid-19.
Estes profissionais ainda foram divididos em dois grupos: o primeiro com uso de canabidiol mais tratamento convencional e o segundo apenas com tratamento convencional.
As condições psiquiátricas de cada grupo foram avaliadas por meio de respostas em um questionário e logo após, entrevista estruturada feita por médicos.
Ainda de acordo com os resultados do estudo, o uso do canabidiol garantiu uma diminuição significativa após 14 e 28 dias de tratamento.
Mais sobre o Burnout
O excesso de trabalho, sem dúvidas é o mal do século, já que além de se tornar quase um vício traz consequências negativa ao estado emocional do indivíduo.
Diante deste mal, cada vez mais comum nos dias de hoje, a Síndrome de Burnout vem como consequência revelando até sintomas físicos, que acabam incapacitando o trabalhador.
Dentre os sintomas desse distúrbio emocional, o alerta fica para sentimentos de exaustão extrema, estresse e cansaço físico extremo.
Leia também: Estudo indica que Canabidiol reduz danos da Covid-19