Considerado algumas vezes vilão e outras como o grande estimulante de energia, o café, sem dúvidas, é uma paixão mundial, que faz parte da primeira ou até o complemento após as principais refeições do dia a dia.
Com um sabor marcante e efeito revigorante, quando consumido em excesso o café pode sim trazer danos à saúde, já que entre seus componentes a cafeína deixa o cérebro em constante alerta, além de provocar dor de estômago, tremores e até insônia.
Apesar disso, muitos indivíduos não trocam a bebida quente por nada, inclusive, muitos relatam que o hábito de beber um cafezinho já se tornou um vício, impossível de largar.
Já em contrapartida, pesquisadores alertam para o consumo mais moderado, visto que um estudo recente sugeriu outra possível reação da bebida ao organismo, o desenvolvimento de demência.
Estudo sobre o café e a demência
O estudo realizado pela Universidade do Sul da Austrália aponta que o consumo frequente de café pode elevar até em 53% os riscos de demência em um indivíduo.
A pesquisa foi realizada com 17.702 australianos de idades entre 37 e 73 anos, dentre eles, os que bebiam mais de seis xícaras de café por dia, apresentaram maior chance em desenvolver a doença.
Além da demência, os riscos desses assíduos consumidores sofrerem de um derrame, também foram potencializados.
O que é demência?
A demência é uma condição cerebral degenerativa que afeta a memória, o pensamento e o comportamento. Ela também pode tornar o indivíduo dependente, já que interfere na capacidade de realizar as tarefas cotidianas.
Ainda de acordo com o Instituto Alzheimer Brasil (IAB), estima-se que mais de 45 milhões de pessoas vivem com demências no mundo, além disso, é possível que esse número dobre a cada 20 anos.
Diante disto, o estudo surgiu como alerta, a fim de que cada indivíduo reveja suas ações cotidianas.
Vale lembrar que o consumo do café chega a mais de nove bilhões de quilos por ano, o que aumenta ainda mais a probabilidade da demência ser ainda mais frequente.
Devo abandonar meu cafezinho?
Apesar de o estudo apontar os danos que o café pode trazer ao cérebro, vale destacar que caso o consumo seja equilibrado, a bebida não precisa ser eliminada de vez do cardápio.
Consumido de forma moderada, o café pode até trazer benefícios ao organismo, já que permite que estimulantes naturais produzidos pelo cérebro, circulem livremente, deixando o indivíduo mais alerta, menos entediado e proporcionando impulsos de humor.
Além disso, o café também pode ser responsável pelo efeito de vasoconstrição, melhorando o fluxo de sangue no cérebro e diminuindo as dores.
Sendo assim, nada melhor do que aliar o bom senso e equilíbrio na hora de consumir o café, a fim de que a paixão mundial não se torne vilão da saúde.
Leia mais: Café sem cafeína: Alternativa que utiliza açaí vem fazendo sucesso entre os fãs da bebida
Ah, agora é demência. A cada dia inventam mais sobre o café. Então já sou demente. Ô gente de cabeça vazia e sem noção..aff..🙄🙄🙄