Contribuir com o INSS é muito importante para garantir os benefícios previdenciários que o órgão oferece aos segurados. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre quando começar os pagamentos e quem pode ser um contribuinte.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você, que é um estudante, saiba se pode colaborar mensalmente com a Previdência e assegurar o recebimento dos benefícios no futuro.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quem pode contribuir com o INSS
Conforme todos já devem saber, o INSS é uma autarquia do Ministério da Economia, responsável pela seguridade social no Brasil. Desse modo, ele garante a proteção aos trabalhadores e sua família, oferecendo benefícios como:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença, entre outros.
Dessa maneira, qualquer pessoa que exerça alguma atividade remunerada pode contribuir com o INSS, incluindo estudantes que trabalhem com carteira assinada ou como autônomos.
Estudantes podem também podem contribuir?
Sim! Bem como já mencionado, os estudantes também podem contribuir com o INSS.
Ademais, aqueles que possuem um trabalho com carteira assinada devem ter seus descontos previdenciários realizados automaticamente pelo empregador. Nesse caso, a contribuição é obrigatória e corresponde a uma porcentagem do salário.
No entanto, caso o estudante não tenha um trabalho com registro na carteira, ele também pode colaborar com a Previdência por meio das contribuições facultativas, ou como autônomo.
Veja como é a contribuição dos estudantes para o INSS
Para contribuir com o instituto, os estudantes devem se inscrever como contribuintes individuais, através do site da Previdência Social.
Dessa maneira, é necessário realizar um cadastro informando os dados pessoais e os documentos como:
- CPF;
- RG;
- Carteira do estudante, entre outros.
A alíquota de contribuição para estudantes autônomos é a mesma para os contribuintes facultativos, que, atualmente, é de no mínimo 7,5% do salário mínimo vigente (R$ 1.320). Isso significa que o estudante deverá pagar mensalmente o valor de R$ 99 para ter acesso a todos os benefícios.
Ademais, é importante lembrar que para ter acesso aos benefícios, o estudante deve realizar o pagamento dentro do prazo.
Confira as vantagens de contribuir com o INSS como estudante
Contribuir com o INSS como estudante possui vantagens importantes. Isso porque, além de garantir benefícios previdenciários no futuro, os estudantes ainda podem utilizar essa contribuição como comprovante de renda em diversas situações, como na obtenção de crédito ou na participação em processos seletivos.
Contudo, a maior vantagem de ser um estudante contribuinte do INSS é ter acesso aos diversos benefícios previdenciários que o órgão paga.
Dessa forma, dentre os mais comuns estão:
- A aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença;
- Salário maternidade;
- Auxílio reclusão, entre outros.
Vale ressaltar que, ao contribuir para a Previdência como estudante, você está investindo no seu futuro e assegurando a sua proteção social. Além disso, é aconselhável buscar informações atualizadas no site da Previdência Social, bem como em suas agências, para obter todas as informações necessárias sobre contribuições, prazos e benefícios.
Agora que você já sabe se o estudante pode contribuir com o INSS, basta seguir as orientações para assegurar seus direitos previdenciários!