O Brasil já era conhecido como o país mais ansioso do mundo e atualmente, com a chegada da pandemia, esta triste realidade só tem aumentado.
Estima-se que 66,8% dos brasileiros possuem alguma dificuldade na hora de dormir, segundo pesquisa realizada pelo Instituto do Sono.
A insegurança, instabilidade financeira e emocional, além das próprias medidas de proteção, como a restrição social, acabam se tornando gatilhos para que cada vez mais indivíduos desenvolvam esta condição.
Durante a parte do dia, a ansiedade pode afetar tanto a rotina de trabalho, tirando o foco e concentração, provocando distúrbios alimentares, entre outras reações negativas; como também afetar o sono no período noturno.
Quem já sofre de algum distúrbio do sono pode ter seu quadro agravado com a ansiedade, por isso, driblar este estado na hora do descanso, sem dúvidas, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e até garantir um dia seguinte renovado e cheio de energia.
Pensando nisso, alguns especialistas de saúde mental, destacaram estratégias psicológicas, que podem amenizar a ansiedade na hora de dormir. Confira as principais!
1. Psicoterapia
A psicoterapia é um dos tratamentos mais indicados para lidar com a ansiedade. Nela, o paciente realiza uma autoavaliação do seu comportamento, sentimentos e reações, até descobrir o que vem gerando tal estado de ansiedade.
Além de ajudar a amenizar o quadro, a psicoterapia também é responsável por trazer mais segurança e bem estar em momentos difíceis, como o que todo estamos vivendo, portanto, ela também pode ser usada como uma alternativa preventiva, mesmo para quem ainda não sofre de nenhum problema emocional.
2. Organização diária
Manter uma rotina organizada também pode ajudar a lidar com a ansiedade. Para isso é necessário estipular horários sistemáticos, tanto para acordar, quanto para dormir. Também é preciso manter uma alimentação equilibrada e garantir momentos de lazer, em meios aos afazeres profissionais e domésticos.
Para ajudar neste quesito, utilize agendas, quadros de lembretes ou aplicativos, que lembrem a hora certa de cada tarefa.
3. Produtividade profissional
Muitos brasileiros hoje se veem em uma rotina profissional totalmente diferente de um ano atrás, visto que o Home Office, atualmente está presente na rotina de muitos trabalhadores.
Apesar dos inúmeros benefícios desta modalidade de trabalho, muitos acabam intensificando a produtividade, principalmente em horários inoportunos, como a noite e madrugada.
Isso faz com que o cérebro permaneça sempre ativo e crie um hábito que aquele período é de total atenção. Diante disto, aos finais de semana e feriado, o indivíduo acaba tendo problemas para dormir, afinal, para a mente, aquele momento ainda é considerado de atuação.
Para evitar este problema, diminuir a produtividade profissional em períodos que antecedem o descanso pode ser a melhor opção.
Além destas três regras, também é valido utilizar técnicas de meditação, fazer uso de chás naturais relaxantes e até a aromaterapia, técnica que utiliza aromas de óleo essenciais para promover benefícios, como por exemplo, o relaxamento.
Leia também: Espera pela vacina aumenta ansiedade entre os brasileiros