Ter em mãos estratégias para manejar os investimentos em criptomoedas é muito importante e para isso algumas coisas devem ser consideradas. Antes de iniciarmos o discurso sobre essas estratégias, devemos ter em mente nossas metas e objetivos
Para traçar estratégias para manejar os investimentos em criptomoedas você deve, antes, estabelecer aquilo que deseja e o quanto está disposto a perder. Feito isso, podemos começar a traçar algumas abordagens que podem gerar retornos.
Informações que o white paper passa sobre a criptomoeda
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre algumas estratégias para manejar os investimentos em criptomoedas.
Média, desvios e o lucro mínimo
Uma das mais clássicas estratégias para manejar os investimentos em criptomoedas inclui a sábia, porém desconfortável, escolha do menor retorno. Isso porque, ao avaliar uma criptomoeda para escolha, você deve considerar os retornos anuais e as previsões futuras. No entanto esses valores podem ser traiçoeiros.
Olhar apenas os retornos anuais, normalmente, pode nos manter presos à média esperada, sem considerar seus desvios. Ou seja, considerando sua expectativa de lucro, avaliar apenas a média pode não ser uma boa ideia. O ideal é que acompanhe também as oscilações dessa moeda para obter um valor mais fidedigno ao lucro que espera ter. Assim, uma moeda que tem sua variação mínima esperada mais próxima ou igual ao lucro que você deseja obter é preferencial a uma moeda cuja média anual é maior, porém a mínima é bem menor.
Investimentos diversificados
Outra estratégia para manejar os investimentos em criptomoedas é a diversificação desse perfil. Aqui, devemos ressaltar a importância de se manter investimentos diversos, não apenas nas criptomoedas. Isso porque, criptomoedas, sejam elas estáveis ou instáveis, estão todas agregadas no mesmo nicho. Alterações que afetem o mercado desses investimentos, afetaram todas as moedas, sem exceção.
Tesouro IPCA+: conheça esse investimento
Dessa forma, uma boa dica é estar atento às mudanças no cenário das criptomoedas e migrar, sempre que possível, uma porção do dinheiro para outros investimentos. Assim, você estará balanceando suas possibilidades e evitando que, caso algo ruim ocorra, os prejuízos sejam severos.
Aproveitando a queda
Por fim, uma ótima estratégia para manejar os investimentos em criptomoedas é a coragem para se arriscar quando as coisas não estão bem. Ou seja, quando há a queda no valor das criptomoedas você pode escolher fazer uma aposta, digamos assim. Nesse momento de depressão do sistema, as moedas estarão mais acessíveis e com sua compra você obterá mais moedas.
E aqui surgem os riscos que devem ser considerados na tomada dessa decisão. Caso a tendência de queda se mantenha por um longo período, o valor investido pode reduzir ainda mais ou ser completamente perdido. Entretanto, é possível que em seguida venha uma alta de preços e seus lucros sejam assustadores. O que definirá qual cenário será real é incerto, por isso, considerar o quanto se está disposto a perder é muito importante.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre algumas estratégias para manejar os investimentos em criptomoedas é fundamental que tome decisões com cautela. Na dúvida, busque por um especialista em investimentos e converse com ele sobre suas finanças e os riscos que está disposto a tomar. Dessa forma, você pode traçar uma estratégia que se encaixe aos seus padrões e seja segura.
3 fundos de investimento para aplicar seu dinheiro hoje