O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta terça-feira (12) que o Brasil tem um estoque de óleo diesel equivalente a 50 dias sem importação. Segundo o ministro, o país está conseguindo se preparar para uma eventual restrição internacional do combustível.
“Se não puder importar mais petróleo, o Brasil ainda tem 50 dias de diesel sem importar petróleo. Estamos bem preparados, bem posicionados e monitorando atentamente a evolução do cenário mundial”, afirmou Sachsida.
A saber, a declaração do ministro ocorreu em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. No evento, ele também disse que o mundo está sofrendo com a dificuldade de refino do petróleo. Em resumo, o diesel é derivado da commodity, e a redução da oferta também diminui os estoques no Brasil.
Preço do etanol é vantajoso em apenas DOIS estados; veja quais são
Sachsida fala sobre Petrobras
Além disso, Sachsida citou a Petrobras, que vem recebendo críticas há tempos devido à política de preços adotada. De acordo com o ministro, o governo federal recebe cobranças para fazer “interferência mais forte” no mecanismo de preços da estatal. Contudo, segundo ele, ações dessa natureza são juridicamente proibidas no país.
A propósito, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na véspera que o Brasil poderá receber óleo diesel da Rússia em até 60 dias. Em suma, o país vem sofrendo fortes sanções de nações ocidentais desde que invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro. Aliás, a guerra no leste europeu é um dos motivos que vêm elevando os preços do petróleo no planeta nos últimos tempos.
Desabastecimento de diesel no país
A saber, o Brasil vem se preparando para um eventual desabastecimento de diesel no país. Na verdade, dois fatores preocupam o governo federal sobre a disponibilidade de diesel no Brasil.
No âmbito doméstico, os meses de setembro, outubro e novembro possuem “maior demanda histórica nacional, decorrente do período de safra agrícola”. Já no exterior, o período é marcado pela “temporada de furacões na região do Golfo do México, Estados Unidos, de onde se origina a maior parte das importações brasileiras de S-10”.
Por isso, que há preocupação sobre a oferta de diesel nos próximos meses.
Leia também: Aneel REDUZ TARIFAS de dez distribuidoras de energia; veja quais são