O risco de desabastecimento de óleo diesel no Brasil ainda existe. De acordo com um levantamento da Leggio Consultoria, o estoque brasileiro atual do diesel S10 é de apenas 15 dias. Isso quer dizer que, havendo interrupção nas importações do item, o país conseguiria abastecer a demanda interna por somente duas semanas.
Em resumo, esses dados se referem a uma projeção da consultoria, que leva em consideração o aumento da demanda nos próximos meses. A saber, os meses de setembro, outubro e novembro possuem “maior demanda histórica nacional, decorrente do período de safra agrícola”, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Diante desse cenário, o sócio da Leggio Consultoria, Marcus D’Elia, estima que o pico da safra, em agosto, eleve o consumo de diesel para 105 mil metros cúbicos por dia (m³/dia). E é justamente considerando esse volume expressivo que a empresa projeta que o estoque brasileiro dure apenas metade do mês.
AUXÍLIO BRASIL deverá beneficiar mais de 50 MILHÕES de pessoas
Governo diz que Brasil tem estoque para 50 dias
Embora a Leggio projete apenas duas semanas de estoque, o governo federal afirmou há duas semanas que o Brasil tem diesel suficiente para abastecer o país por 50 dias sem importação. Segundo o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, o governo brasileiro está bem preparado e “monitorando atentamente a evolução do cenário mundial”.
Vale destacar que as notícias sobre o risco de desabastecimento de diesel no país são propagadas há semanas. Isso porque, além do aumento do consumo interno nos próximos meses, há uma preocupação com o exterior.
Em suma, os próximos meses são marcados pela “temporada de furacões na região do Golfo do México, Estados Unidos, de onde se origina a maior parte das importações brasileiras de S-10”, disse a ANP há algumas semanas. Por isso, o governo federal vem se preparando para evitar o desabastecimento de diesel no país.
Leia também: Gastos de brasileiros no exterior somam US$ 1,1 BILHÃO em março