O Estirão do Crescimento ou Estirão Puberal é uma fase de crescimento acelerado em que ocorre um grande aumento da velocidade de crescimento junto com a puberdade, que dura em média cerca de 3 a 4 anos e é responsável por cerca de 20% da altura final (altura quando adulto).
Nesse sentido, o estirão puberal ocorre em fases diferentes no menino e na menina. Nas meninas ocorre logo no início da adolescência junto com o aparecimento dos primeiros sinais da puberdade.
Nos meninos, é mais tardio e numa fase um pouco mais avançada da puberdade.
Contudo, não existe uma idade certa para ele acontecer. E os sinais de que o estirão puberal está por vir são os marcos da puberdade.
Vale destacar que o crescimento da criança é uma das maiores preocupações dos pais e muitas vezes uma preocupação da própria criança ou adolescente. Por isso, é muito importante acompanhar o crescimento do seu filho(a) em todas as fases da vida, desde o nascimento até adolescência.
Sintomas do estirão puberal
A dor é uma consequência do crescimento acelerado de ossos e músculos. Ela acontece principalmente nas pernas, atrás dos joelhos e na panturrilha, mas pode atingir também os membros superiores. Quanto às características dessa dor, ela aparece ao anoitecer e costuma cessar pela manhã. Pode, inclusive, atrapalhar o sono da criança e fazer com que ela acorde devido à sensação desagradável.
Como avaliar?
A melhor forma de avaliar o crescimento é através dos gráficos de crescimento. Faça sempre o acompanhamento com o pediatra ou o endocrinologista pediátrico para essas avaliações.
Também vale lembrar que o crescimento é um processo que depende de vários fatores: genética e fatores externos como a alimentação, bem como fatores psicossociais e econômicos.
Veja também: Puberdade precoce: descubra mais sobre o assunto
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário.