Hoje nós vamos contar para você quais são os critérios de aposentadoria após 56 anos. Ao alcançar a idade de 56 anos, uma das questões fundamentais que surgem na mente de muitas pessoas é, quais são os critérios de aposentadoria após essa idade, não é verdade?
A resposta para essa pergunta deve ser buscada nos critérios estabelecidos pela Previdência Social do país. Então, para ajudar você a responder essa pergunta, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos necessários sobre a aposentadoria após 56 anos.
Idade mínima para aposentadoria e o tempo de contribuição
Primeiramente, é importante ressaltar que para se aposentar por tempo de serviço, a idade mínima é de 56 anos, para mulheres, e 60 anos, para homens. Esse critério é válido, então, somente para aquelas pessoas que comprovaram um período mínimo de 15 anos de contribuição para a Previdência Social.
Mas outro critério importante para aposentadoria após 56 anos é o tempo mínimo de contribuição ao INSS. Pois os trabalhadores que se inscreveram na Previdência Social a partir de 1994 precisam de um mínimo de 15 anos de contribuição para se aposentar. Já aqueles que se inscreveram antes dessa data, precisam ter cumprido o tempo mínimo de contribuição de 30 anos, no caso de mulheres, e 35 anos, no caso de homens.
Cálculo do valor da aposentadoria da aposentadoria após 56 anos
O valor da aposentadoria após 56 anos leva em conta três fatores: o tempo de contribuição, a idade do aposentado no momento da aposentadoria e a média dos salários de contribuição. Essa média é alcançada após um cálculo que leva em conta todas as contribuições do trabalhador desde o início de sua carreira até a data atual.
Dessa forma, o aposentado só poderá receber o valor máximo da aposentadoria se o salário de contribuição for igual ou superior ao teto do INSS. Caso contrário, a aposentadoria será menor, levando em conta a média dos salários de contribuição.
Quais são os direitos e benefícios da aposentadoria?
A aposentadoria após 56 anos garante ao trabalhador segurado do INSS uma série de direitos e benefícios. Alguns deles são:
- Aposentadoria por invalidez: caso o trabalhador se torne incapacitado de exercer sua atividade profissional e não tenha como se manter financeiramente.
- Auxílio-doença: caso o trabalhador fique doente ou se incapacite para o trabalho por mais de 15 dias, ele tem direito a receber o auxílio-doença.
- Pensão por morte: os dependentes do trabalhador que vier a falecer poderão receber valores referentes à pensão por morte.
- Salário-maternidade: mulheres grávidas que contribuem para a Previdência Social têm direito ao salário-maternidade. Ele garante o recebimento de um valor durante o período em que a mãe estiver afastada do trabalho para cuidar do recém-nascido.
Agora que você já sabe quais são os critérios de aposentadoria após 56 anos, é só verificar se você se enquadra nas regras.