Hoje nós vamos contar para você quais são os documentos que podem acelerar sua aposentadoria. A aposentadoria é um dos momentos mais esperados na vida dos brasileiros. Depois de uma vida inteira de trabalho, é hora de descansar e aproveitar a vida. Porém, muitas pessoas acabam enfrentando problemas na hora de se aposentar. A burocracia e a falta de documentos são os principais obstáculos.
Buscando ajudar você nesse processo, nós separamos algumas informações sobre quais são os documentos que podem acelerar sua aposentadoria. Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre esse tema.
Quais documentos podem acelerar a aposentadoria?
A aposentadoria é um momento importantíssimo na vida de todas as pessoas, e por isso, muitos trabalhadores que dedicam a vida toda em suas funções buscam formas de se preparar e acelerar o processo para a concessão do benefício.
No entanto, o que nem todos sabem, é que existem alguns documentos que podem ser usados para acelerar o processo da aposentadoria, e para que você saiba exatamente quais são, nós listamos alguns para te passar. Confira:
1. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
A CTPS é o principal documento para quem quer se aposentar. Pois ela é o registro de todas as atividades profissionais exercidas pelo trabalhador. Então, é com base na CTPS que o INSS irá calcular o tempo de contribuição e, consequentemente, o valor da aposentadoria.
Portanto, para garantir que as informações da CTPS estejam corretas, o trabalhador deve conferir todas as anotações e registros de cada emprego. Caso haja alguma inconsistência, é possível fazer a correção diretamente na agência do INSS.
2. Comprovante de residência
O comprovante de residência é um documento importante para comprovar que o trabalhador reside no Brasil. Sem ele, não é possível solicitar a aposentadoria. Mas o comprovante deve ser recente, com data de emissão de no máximo 3 meses, e pode ser uma conta de água, luz, telefone ou gás.
3. Documentos pessoais para acelerar sua aposentadoria
Os documentos pessoais como RG e CPF também são essenciais na hora de solicitar a aposentadoria.
Eles comprovam a identidade do solicitante e são exigidos em todos os processos do INSS.
4. Histórico escolar ou certificado de conclusão de curso
Para quem já concluiu um curso superior, é importante apresentar o histórico escolar ou o certificado de conclusão. Isso porque o INSS pode considerar a graduação como tempo de contribuição, desde que o trabalhador comprove que exercia atividades remuneradas durante o período de estudo.
Além disso, a apresentação de um diploma ou certificado de conclusão pode agregar pontos extras na contagem do tempo de contribuição, caso seja uma profissão de nível superior.
Agora que você já sabe quais são os documentos que podem acelerar sua aposentadoria, é só juntar todos para que o processo de solicitação e concessão do benefício seja feito com mais facilidade e agilidade, pois com estes documentos em mãos, fica mais fácil e rápido garantir a aposentadoria tão esperada.