As paredes de uma casa são fundamentais para deixar o ambiente mais aconchegante e bonito. Afinal, não é por acaso que as pessoas pensam com bastante calma no momento de escolher a tinta para pintar essas áreas. A cor das paredes pode deixar a casa mais alegre, como também podem deixar o ambiente mais pesado. Mas e quando a parede mancha? Este truque vai tirar manchas da parede sem estragar a pintura.
Por mais que você escolha uma boa tinta para realizar a pintura das paredes de sua casa, é muito difícil se livrar das manchas que surgem com o tempo, especialmente se você possui filhos. Por mais que as crianças sejam orientadas a não riscar a parede, quando elas atingem uma determinada idade, acabam fazendo isso. Então, você precisa entender como solucionar esse problema.
Esse truque vai tirar manchas da parede sem estragar a pintura
Em primeiro lugar, é preciso entender como você pode evitar o surgimento de algumas manchas nas paredes para que a pintura dure o maior tempo possível. Uma das formas de evitar que as manchas surjam, por exemplo, é evitar a umidade.
Portanto, se você reside em um local úmido, é fundamental buscar deixar o ambiente arejado sempre que possível, pois a água presente no ar faz com que a sujeira “grude” na parede com mais intensidade.
Além disso, um ambiente muito úmido pode proporcionar o surgimento de mofo, acabando com a pintura e fazendo com que a parede fique manchada. Então, se a sua parede ficar próxima de locais úmidos, o ideal é que você realize a pintura com tintas plásticas que tenham propriedades que resistam à umidade. Veja abaixo, agora, como tirar manchas da parede sem estragar a pintura.
Como tirar manchas da parede sem estragar a pintura?
Existem diversas formas de remover as manchas de uma parede, mas é fundamental entender como fazer isso sem estragar a pintura, pois você pode resolver um problema e arranjar outro. O primeiro truque para te ajudar a resolver isso é bastante simples, pois você irá precisar apenas de água morna e detergente.
Para isso, coloque algumas gotinhas de detergente, de preferência neutro e sem cor, dentro da água morna. Depois, molhe um pano nessa mistura e esfregue realizando movimentos leves no local que está sujo. É importante não esfregar bastante ou com muita força, pois alguns tipos de tintas podem se soltar..
Vinagre branco
Se o detergente não for suficiente para solucionar o seu problema de manchas na parede, você pode também misturar em um recipiente: água morna e vinagre, ambos na mesma proporção. O vinagre, além de auxiliar na limpeza, também realiza a remoção de manchas de mofo.
Então, depois de realizar essa mistura, umedeça um pano macio nela e esfregue a parede de forma leve. Se houver manchas de mofo, o ideal é deixar a mistura agir por um tempo.