Um remédio está deixando os cientistas e o público muito animados por causa de sua potencial eficácia na perda de peso. Apesar do estudo ainda estar em fase de testes em animais, a comunidade científica está bastante otimista com os resultados que obtiveram até agora.
Isso porque, até o momento, a medicação se mostrou eficiente na redução da obesidade e de problemas relacionados a ela, como diabetes, hipertensão e outras complicações.
Quer saber mais sobre essa novidade mais do que animadora? É só ler até o final e conferir.
Remédio pode trazer uma revolução ao processo de perda de peso
De acordo com a pesquisa publicada na revista Journal of Pharmacology and Experimental, a medicação opera da mesma forma que as atividades físicas no organismo. Ademais, já teve resultados positivos nos testes em animais.
Segundo os cientistas, os tecidos musculares dos ratos que receberam o medicamento interpretaram como se o animal estivesse praticando mais exercícios do que ele de fato estava. Dessa forma, seu metabolismo recebeu mais estímulo.
“Este composto basicamente diz ao músculo esquelético para fazer as mesmas mudanças que você vê durante o treinamento de resistência”, afirmou o professor de farmacologia da Universidade da Flórida, Thomas Burris. A saber, Burris liderou o estudo e diz estar confiante para as próximas etapas.
Já é possível testar em humanos?
Como mencionado, o novo remédio para perda de peso ainda está em período de testagem clínica em animais. Mais precisamente em ratos obesos.
De todo modo, já se comprovou que a medicação estimula uma via metabólica natural e não impacta o apetite, como medicamentos tradicionais fazem. Como exemplos dessas medicações com sérios efeitos colaterais podemos citar:
- Ozempic;
- Wegovy;
- Mounjaro.
No entanto, esse novo remédio alvo do estudo pertence a um grupo de substâncias chamadas de “miméticas do exercício”.
Dessa forma, durante os testes, os ratos que tomaram o remédio a cada 12 horas ganharam 10 vezes menos gordura do que os animais que não tomaram. Além disso, eles perderam 12% do peso de seus corpos.
Inclusive, todos os animais continuaram ingerindo a mesma quantia de alimento e se executando exatamente da mesma forma e com a mesma intensidade durante 30 dias.
Qual o próximo passo nos estudos desse remédio que ajuda na perda de peso?
Além de ajudar a perder peso, estimular o metabolismo e potencializar o efeito da atividade física, a nova medicação também fez com que os ratos fossem capazes de correr por um percurso quase 50% mais longo do que antes.
Portanto, os resultados não poderiam ser mais animadores. Além disso, até agora o remédio não causou efeitos colaterais.
Sendo assim, o próximo passo é transformar a medicação em cápsulas. No entanto, ela ainda passará por testes em mais modelos animais antes de chegar na fase de teste em humanos.
E você, está ansioso pela chegada desse remédio que pode revolucionar a perda de peso? Comente com a gente!