Muitas pessoas acreditam que o banheiro é a área mais suja da casa. Mas apesar de esse cômodo contar com a presença de inúmeras bactérias e microrganismos, ele não é o local mais sujo da sua casa. Você sabe qual é? Caso não saiba, não se preocupe, neste post você irá descobrir qual é o lugar da casa que mais junta sujeira e você não sabe, além de entender também os motivos pelos quais isso ocorre.
Como muitas pessoas acreditam que é no banheiro que está localizada a maior concentração de sujeira da casa, elas se preocupam em deixar esse cômodo o mais limpo possível. Por esse motivo, o banheiro acaba se tornando um local higienizado e outros locais ficam tendo acúmulo de sujeira.
Mas você saberia dizer quais são esses lugares? Consegue imaginar? Provavelmente, as respostas para essas perguntas irão te surpreender. Continue lendo e descubra.
Este é o lugar da casa que mais junta sujeira e você não sabe
Agora você já pôde perceber que a ideia de que o banheiro é o cômodo mais sujo da casa não é tão verdadeira assim, não é mesmo? Mas se o banheiro não é a área que mais fica suja, qual seria? A área de serviço? Bom, na verdade, a resposta para esse questionamento traz uma grande surpresa, pois um dos locais que é considerado mais contaminado e sujo é a cozinha.
É isso mesmo que você leu. O cômodo da casa que é destinado ao preparo das refeições está no ranking dos locais mais contaminados da sua casa. Além disso, alguns utensílios que você utiliza podem estar carregados por bactérias e germes, ocasionando a transmissão de algumas doenças, especialmente daquelas de origem viral.
Mas veja abaixo como ficar livre desses microrganismos e como contribuir para a manutenção da limpeza da sua cozinha:
Como manter as esponjas de limpeza higienizadas?
O ideal é que as esponjas de limpeza da cozinha sejam substituídas quinzenalmente, ou seja, a cada 2 semanas. Além disso, é necessário realizar a limpeza das esponjas a cada 2 ou 3 dias. Outra dica muito importante é que você esprema bem a sua esponja deixando-a secar por completo depois de utilizá-la.
Para isso, você pode ter duas esponjas, para utilizar a esponja reserva enquanto a outra seca. Isso é muito importante porque os microrganismos costumam se desenvolver em locais úmidos, mas não resistem por muito tempo em ambientes mais secos.
Lixeira na pia
A lixeira da cozinha também nunca deve ficar em cima da pia. O ideal é colocá-la sempre no chão, trocando o saco de lixo diariamente. Você pode desinfetar as suas lixeiras utilizando água sanitária.
Utensílios de madeira
Na cozinha é comum encontrar colheres e tábuas de madeira, mas a utilização desses itens não é aconselhável. Pois a madeira não fica verdadeiramente limpa e não há uma fórmula que permita essa limpeza por completo.
Chão da cozinha
Para manter o chão da sua cozinha limpo, umedeça um pano com detergente e passe. Em seguida, passe também um pano umedecido com água sanitária.