Se você tem um cartão de crédito, ou está acostumado a acompanhar as novidades do mercado, não se espanta tanto assim com essa notícia. Afinal, os bancos estão sempre em atualização, e podem incluir ou tirar produtos da gama oferecida.
No entanto, dessa vez, a novidade chama mesmo atenção. Isso porque um cartão de crédito lançado há menos de um ano, será descontinuado.
Siga a leitura para conferir qual é o referido dispositivo.
Aviso sobre a descontinuidade do cartão de crédito
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que estamos falando do cartão Privalia BTG! Inclusive, os clientes já estão sendo comunicados sobre o encerramento do cartão de crédito, e poderão utilizá-lo apenas até o dia 13 de dezembro de 2023, 30 dias após o início da comunicação.
Ainda mais, a página do cartão, onde antes era possível preencher o formulário para a sua solicitação, agora redireciona apenas para o login no site da Privalia:
Produto com apenas um ano de lançamento
Essa informação pode deixar muita gente ressabiada, porque o cartão de crédito em questão foi lançado no começo deste ano. Aliás, a adesão tinha até a oferta de anuidade grátis.
Dessa forma, o cartão Privalia BTG ficou na prateleira apenas por poucos meses!
Então, em relação aos motivos que levaram à descontinuidade, o banco informou apenas que a decisão se deu por uma definição estratégica, sem entrar em maiores detalhes.
Por fim, apesar de não ser um cartão com muitos benefícios, o Privalia BTG era uma opção válida para quem costuma fazer compras no site, conhecido por contar com ótimos preços em produtos de marcas conhecidas, já que oferecia benefícios interessantes como descontos e frete grátis nessas compras.
Linha de crédito para população de baixa renda
O público de baixa renda terá uma nova linha de crédito disponível. Ao menos foi essa a declaração do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
De acordo com ele, o banco vai lançar o programa em até 20 dias. Na prática, a ideia é conceder crédito para a população de baixa renda “comprar o que ele quiser”, ressalta Vieira.
Sobre a nova iniciativa, Carlos Vieira resumiu:
“Não seria um microcrédito. Seria acesso ao crédito, baseado em behavior [comportamento]. O grande sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu nesse processo. O que o cidadão de baixa renda mais preza é o seu cadastro. É ter o nome limpo. Ele vai poder comprar o que ele quiser”, disse.
Em resumo, a concessão da linha de crédito seria baseada no histórico de pagamento de contas de consumo, por exemplo, como luz, água e telefone.
No entanto, o presidente do banco disse que ainda não pode detalhar o funcionamento dessa nova linha de crédito, mas que a ideia é que o programa ajude a trazer mais clientes fiéis para o banco. Dos 150 milhões de clientes da Caixa, 20% são fidelizados.
Além disso, Vieira disse que iniciativa está alinhada ao discurso do presidente Lula, de que os bancos públicos devem ser indutores do crescimento da economia.
“O presidente Lula tem uma forma de se comunicar com a sociedade que é muito própria. […] Ele fala que é necessário trazer mais gente para o mundo do consumo”, sintetiza.