Clientes de uma instituição financeira do Brasil receberam uma notícia chocante. Isso porque o cartão de crédito da instituição deixará de funcionar a partir do dia 23 de julho deste ano. Com a surpresa, muita gente ficou insatisfeita, mas especialistas dizem que existem diversas formas de contornar o problema. Dessa forma, quem tem o cartão do RecargaPay precisa procurar outras instituições.
Na prática, o produto deixará de funcionar. A empresa, que notificou os clientes da decisão, também deixará de veicular o produto para novos pedidos. Dessa forma, ele, de fato, deixará de existir.
RecargaPay acabou com o cartão de crédito
O cartão de crédito do RecargaPay deixará de existir a partir do dia 23 de julho. Contudo, os depósitos não serão autorizados a partir de uma data mais próxima. Com isso, quem tem saldo precisará usar o produto ou, ainda, sacar o valor para outras contas. Dessa forma, o produto descontinuado também precisará ser substituído.
Contudo, o impacto não é tão grande. Isso porque o produto é um cartão de crédito pré-pago. Com isso, ele funciona da mesma forma que um cartão de débito, com a diferença de ser autorizada a execução no crédito. Por isso, o cartão consegue acessar diferentes produtos que o débito não consegue.
Para quem tem o produto, existirá uma data-limite para depósitos. Com isso, a partir da próxima quinta-feira, 21, o RecargaPay não autorizará mais nenhum depósito no cartão de crédito pré-pago. Para os clientes e para a imprensa, a instituição não deu detalhes do motivo do encerramento das contas. Atualmente, o aplicativo funciona como uma carteira digital, com serviços completos para os clientes.
Com isso, o fim do cartão de crédito deixará diversas outras funcionalidades. Isso porque a instituição permite pagamento de boletos online com QR Code, compra de vale-presentes recarga de cartão transporte e de celular, microempréstimos, parcelamento de contas com juros, transferências por Pix e cashbacks que vão de 1% a 13%.
Vale a pena ter um cartão pré-pago?
Você pode usar o cartão de crédito pré-pago a qualquer momento, já que basta solicitar o seu, recarregar e usar. Contudo, nas finanças pessoais, o produto é bastante indicado em algumas situações específicas, principalmente para quem quer se educar ou se recuperar de escolhas mal feitas.
Por isso, se você tem dívidas com o cartão de crédito comum, o cartão de crédito pré-pago é o ideal para você. Com ele, você evita novos parcelamentos, mas pode manter os seus programas de assinatura, por exemplo. Dessa forma, deixa de fazer compras grandes, mas pode continuar assistindo os seus filmes na Netflix normalmente.
Por outro lado, ele é um excelente produto para fazer a inserção do dinheiro na vida das crianças. Ao ter um cartão de crédito pré-pago, elas podem aprender a lidar com o dinheiro de forma interativa e muito inovadora, já que, para eles, passar o cartão no pagamento é algo inusitado. Além disso, a maioria desses produtos são livres de anuidade. Com isso, o cartão de crédito pré-pago não gera custos adicionais, como alguns cartões comuns.
Como mencionamos anteriormente, as desvantagens ficam pela impossibilidade de fazer parcelamentos, além de ter um limite de movimentação de R$3 mil por mês, geralmente.
Leia também: ADICIONAL DE R$800 para ESTES titulares do CadÚnico; confira quem recebe