O INSS é responsável por conceder benefícios aos seus segurados e, muitas vezes, esses benefícios podem ser revistos, a fim de aumentar o valor a ser pago. Essa revisão não é um processo automático, sendo necessário que o segurado solicite a mesma.
Nesta matéria, você vai conhecer quais são as revisões que podem aumentar benefício do INSS. Portanto, leia até o final para aprender mais sobre o assunto.
Revisão da vida toda
A primeira revisão que pode ser solicitada é a revisão de vida toda.
Neste caso, a revisão de vida toda permite que o INSS recalcule a média salarial levando em conta todas as contribuições do segurado, desde a sua primeira contribuição até o presente momento.
Dessa forma, quando as contribuições iniciais são maiores que as últimas, a média salarial é elevada, proporcionando um aumento significativo no valor do benefício.
Revisão da aposentadoria por tempo de contribuição
Você sabia que pode pedir revisão da aposentadoria por tempo de contribuição? Entenda como isso funciona:
Muita vezes, a previdência social desconsidera certo tempo de contribuição dos trabalhadores. Nesse caso, eles podem pedir a revisão para aumentar o valor pago mensalmente pela aposentadoria. No entanto, você precisa saber que nem todos os casos são favoráveis ao aumento de salário. Por isso, muita gente não alcança resultados desejados dessa maneira.
Revisão da aposentadoria por idade
O aposentado pode pedir a revisão que pode aumentar benefício do INSS por idade. Nesse caso, o aposentado continua trabalhando e quando alcança uma idade maior solicita a revisão pela previdência. Desse modo, o salário aumenta porque o trabalhador aumentou o fator considerado para concessão desse benefício.
Essa revisão pode ser realizada a qualquer momento, não havendo um prazo definido para solicitação.
Revisão de atividade especial
A revisão de atividade especial é outra revisão que permite o aumento do valor do benefício do INSS.
Pois, alguns profissionais atuam em áreas que apresentam condições insalubres no ambiente de trabalho. Desse modo, eles pedem a revisão considerando os dias que atuaram nessas funções de risco à saúde.
Neste quadro, o segurado deve comprovar que exerceu atividade especial durante todo o período de contribuição ao INSS, não apenas em períodos específicos.
Revisão por incapacidade permanente
Por fim, há a possibilidade de revisão do benefício previdenciário por incapacidade permanente, conhecido como aposentadoria por invalidez.
Desse modo, você precisa comprovar que não é capaz de exercer suas funções por quaisquer motivos que sejam. Por exemplo, algumas pessoas sofrem acidentes de trabalho que as impedem de realizar suas funções como antes. Nesse caso, elas podem solicitar o pagamento de benefícios do INSS para compensar essa perda.
Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre as revisões que podem aumentar o valor do benefício do INSS, é só buscar informações mais a fundo para conferir se você se enquadra em algum destes critérios!
Não deixe de ler: Bolsa Família de R$ 1.420 em maio? Entenda!