Só quem possui pets em casa sabe o quanto esses bichinhos podem trazer algumas preocupações. Quando os animais de estimação são mais novos, é necessário ficar atento o tempo todo e é fundamental acabar com qualquer item que ofereça risco. Então, dentre os itens que oferecem riscos aos pets é válido destacas as plantas. Estas plantas não são seguras para pets, mantenha longe de casa.
Os animais de estimação, especialmente os gatos e cães, costumam ser bastante curiosos. Por isso, se aventuram pelos mais diversos locais da casa. Então, é preciso ter muito cuidado no momento de escolher as plantas para decorar a sua casa, pois deixar os animais longe das plantas de estimação pode não ser uma tarefa fácil. Sendo assim, veja estas plantas que não são seguras para pets e mantenha longe de casa.
Estas plantas não são seguras para pets
Apesar de as plantas serem muito utilizadas para decoração de ambientes, deixando-os muito mais leves e arejados, elas podem configurar um risco para crianças e pets, algumas vezes. Para que isso não seja um problema, é fundamental saber quais plantas você não deve adquirir, por não serem seguras.
Então, dentre as plantas que você deve ficar longe, caso tenha algum animal de estimação em casa, é possível elencar: lírio, espada de São Jorge, mamona, jiboia, azaleia, babosa, damasco, copo de leite, espirradeira, bico de papagaio, e outras mais. Logo, se possível, deixe o seu animal longe dessas plantas. Além disso, se você possuir alguma delas, observe se o seu amiguinho não apresenta sintomas e sinais de intoxicação.
Os sintomas, geralmente, são: batimentos lentos, salivação, depressão, vômitos, comportamentos diferentes, dilatação das pupilas. Caso um desses sinais surja, é preciso levar o seu animal ao veterinário.
Quais plantas são seguras para pets?
Agora que você já sabe quais plantas não são seguras para os seus pets, está na hora de descobrir quais plantas você pode comprar sem medo de prejudicar o seu bichinho. Então, confira a lista abaixo que foi preparada para você neste post:
Violeta Africana
A violeta africana é uma ótima opção de planta para a sua casa, especialmente se você possui algum animal de estimação. Além de essas plantas possuírem grande popularidade no país, elas não precisam de muito cuidado. Basta colocá-las com exposição indireta à luz do sol e irrigá-las com pouca água.
Lágrimas de bebê
As lágrimas de bebê, além de ser muito utilizada no paisagismo, também não promove risco algum ao seu pet. É possível cultivá-la em vasos, devido às folhas pequenas que possui. Além disso, ela costuma crescer bem em locais bastante iluminados. No entanto, é preciso livrá-la do contato direto com o sol, pois os raios podem queimar as folhas dessa planta.
Dioneia
Para finalizar, há ainda a Dioneia. Ela é uma planta carnívora, portanto, promove a tração de insetos, devorando-os depois. Porém, essa planta não fará mal algum ao seu bichinho. Essas plantas podem viver por muitos anos, pois demoram quatro anos para chegarem à maturação.