Algumas doenças podem liberar o FGTS, e por isso, é importante que todos os trabalhadores estejam cientes de quais são elas, a fim de obter um auxílio financeiro nos momentos mais delicados da vida. Desse modo, reunimos algumas das doenças mais graves que liberam o saque do FGTS para te passar.
Para que assim, você possa ter consciência de como esse benefício pode te auxiliar no tratamento dessas enfermidades. Portanto, acompanhe a leitura até o final e confira!
Estas doenças podem liberar o FGTS
Conforme todos já devem saber, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício garantido aos trabalhadores brasileiros, que possibilita resgatar uma parte do valor depositado mensalmente pelos empregadores em uma conta vinculada.
No entanto, em algumas circunstâncias específicas, é possível liberar o FGTS antes do prazo estabelecido por lei. Uma dessas possibilidades é quando o trabalhador é acometido por doenças graves.
Sendo assim, confira abaixo algumas doenças que podem liberar o FGTS:
1. Câncer
Infelizmente, o câncer é uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, é uma das principais causas de morte. Dessa forma, ao receber o diagnóstico de câncer, o trabalhador pode solicitar a liberação antecipada do FGTS. Além disso, é importante ressaltar que essa condição abrange tanto os casos de câncer próprio quanto de familiares diretos.
2. HIV
Ademais, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) é responsável por causar a AIDS, uma doença crônica que compromete o sistema imunológico. Sendo assim, os portadores de HIV também têm direito à liberação do FGTS antecipadamente.
3. Esclerose Múltipla
De acordo com as regras do FGTS, os trabalhadores diagnosticados com esclerose múltipla, que é uma doença que afeta o sistema nervoso central, resultando em uma variedade de sintomas e impactando a qualidade de vida do paciente, também podem solicitar o saque do FGTS.
4. Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por bactérias que afeta principalmente os pulmões. Portanto, por se tratar de uma doença grave e com risco de contágio, a tuberculose é uma das situações em que o trabalhador pode sacar o FGTS.
5. Paralisia irreversível e incapacitante
Por fim, pessoas que são acometidas por paralisia irreversível e incapacitante, seja devido a doenças ou a acidentes, também têm direito à liberação do FGTS. Esse tipo de condição afeta diretamente a capacidade de trabalho do indivíduo, justificando assim a necessidade de acionar o benefício.
O que é necessário para solicitar o saque do FGTS em caso de doenças?
No entanto, é importante ressaltar que, para solicitar a liberação do FGTS nessas condições, é necessário apresentar à Caixa Econômica Federal, responsável pelo fundo, a documentação médica que comprove a doença. Além disso, é fundamental que o trabalhador esteja com o contrato de trabalho rescindido.
Ou seja, não tenha mais vínculo com um empregador. Dessa forma, a solicitação ocorrerá sob a forma de saque do FGTS.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que estas doenças podem liberar o FGTS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!