Nos últimos anos, houve um aumento no número de profissões extintas. Isso ocorre devido ao avanço tecnológico e à mudança na forma como a sociedade enxerga o trabalho. Com o tempo, muitas profissões se tornam obsoletas e desnecessárias.
Mas quais são as razões principais para uma profissão ser extinta? E, mais importante ainda, quais profissões estão prestes a desaparecer? Veja os detalhes a seguir.
Profissões que não existem mais
Telefonista
A profissão de telefonista, que costumava ser muito comum no passado, não existe mais. Essa profissão era importante quando os telefones ainda não eram amplamente utilizados. Naquela época, poucas pessoas tinham acesso a esse equipamento.
Assim, a profissão de telefonista começou a desaparecer por volta dos anos 80, sendo uma das primeiras a ser substituída pela tecnologia.
Ademais, o papel do telefonista era conectar as chamadas telefônicas aos destinatários corretos. Para fazer uma ligação, era necessário entrar em contato com uma Central Telefônica e informar o número para o telefonista.
Além disso, naquela época, as ligações telefônicas costumavam demorar bastante para serem conectadas.
Veja também: ESTAS profissões podem ANTECIPAR a aposentadoria
Ator/atriz de rádio
Antes da TV, as pessoas ao redor do mundo costumavam acompanhar novelas e séries no rádio. Naquela época, a profissão de ator ou atriz de rádio era muito respeitada e rentável.
Contudo, para trabalhar como ator ou atriz de rádio, não era necessário ter uma aparência marcante como na TV. Desse modo, eles precisavam apenas de uma boa dicção, uma voz facilmente reconhecível e muito carisma.
Com o surgimento da TV, é claro, a profissão de ator ou atriz de rádio deixou de existir. Com o tempo, as radionovelas foram substituídas pelas telenovelas na televisão.
Entretanto, curiosamente, atualmente, a profissão de ator ou atriz de rádio está passando por uma popularização devido aos podcasts narrativos. Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns dos maiores atores de Hollywood estão emprestando suas vozes para produções de áudio.
Operador de mimeógrafo
O mimeógrafo era um aparelho antigo que antecedia as impressoras. Dessa forma, sua função era fazer cópias de documentos, livros, textos e muito mais.
Além disso, o mimeógrafo era um equipamento grande e específico, que exigia um profissional dedicado a operá-lo e reproduzir diversos tipos de conteúdo.
Geralmente, os operadores de mimeógrafo trabalhavam em escolas, universidades, escritórios, órgãos públicos, cartórios e outros locais que lidavam com uma abundância de documentos diariamente.
Porém, à medida que os computadores e as impressoras se tornaram populares, o cargo de operador de mimeógrafo acabou sendo extinto.
Acendedor de lampiões
O cargo de acendedor de lampiões, que existia há muito tempo, foi extinto no final do século XIX, quando os lampiões a gás foram substituídos por lâmpadas elétricas.
A lâmpada elétrica foi inventada por Thomas Edison em 1879. Assim, essa nova tecnologia acabou tornando obsoleta a profissão de acendedor de lampiões.
Entretanto, antes da invenção da lâmpada elétrica, as grandes cidades eram iluminadas por lampiões a gás. Dessa forma, o trabalho do acendedor de lampiões consistia em acender as lâmpadas ao entardecer e apagá-las no início da manhã.
Porém, com o avanço da tecnologia, essa profissão se tornou desnecessária e foi extinta em todo o mundo.
Datilógrafo
Por último, a profissão de datilógrafo foi extinta nas últimas décadas devido ao desenvolvimento e popularização dos computadores e da internet.
Antes dos computadores, a digitação era feita em máquinas de escrever. Assim, as pessoas faziam cursos de datilografia para trabalhar em escritórios, órgãos públicos e outros lugares.
Contudo, com o tempo, a profissão de datilógrafo se tornou desnecessária.
Veja também: Veja quais profissões PAGAM BEM para quem tem somente ensino médio
Profissões que podem ser extintas
Além das cinco profissões que mencionamos anteriormente, muitas outras categorias profissionais estão fadadas a desaparecer nas próximas décadas, ou até mesmo nos próximos anos.
Assim, o principal motivo para a extinção dessas profissões é o avanço da Inteligência Artificial. Em breve, robôs e algoritmos de IA substituirão milhões de pessoas em todo o mundo.
Dessa forma, a seguir, veja algumas profissões que podem deixar de existir no futuro:
- Designers
- Programadores
- Desenvolvedores de aplicativos
- Copywriters
- Especialistas em UI e UX
- Profissionais de marketing digital
- Gerentes de redes sociais
- Tradutores
- Operadores de telemarketing
- Redatores
- Editores
- Revisores
- Assistentes virtuais
- Analistas de dados
- Profissionais de suporte técnico
- Agentes de viagens
- Recrutadores
Por fim, de acordo com o próprio ChatGPT, essas profissões devem desaparecer em, no máximo, cinco anos. Ademais, algumas delas já estão começando a desaparecer.
Veja também: Valorização dos profissionais de apoio escolar é tema de debate na Câmara, entenda