Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, revelou nesta terça-feira (01) que, desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou sua vitória sobre o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), passou a conversar com inúmeros chefes de Estado. Segundo o petista, o Brasil está “voltando para o mundo”.
“Ontem conversei com dezenas de chefes de estado. Todos querem ampliar as parcerias e trabalho conjunto com o Brasil no comércio, na questão do clima e nos grandes temas globais. Estamos voltando ao mundo”, publicou Lula na manhã desta terça em sua conta no Twitter.
Desde que foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, Lula recebeu os parabéns de inúmeros líderes mundiais, que reconheceram a vitória do petista. Neste mesmo período, Bolsonaro tem se recusado a comentar sobre a eleição e reconhecer que foi derrotado nas urnas. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, por exemplo, cumprimentou o chefe do Executivo eleito em uma ligação que durou cerca de 20 minutos.
Segundo as informações publicadas em uma nota pelo governo americano, Joe Biden relatou que os Estados Unidos estão montando uma equipe para discutir o que pode ser feito em conjunto com o Brasil quando Lula assumir o cargo em janeiro. Ele ainda elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis.
Além do presidente dos Estados Unidos, também enviaram os parabéns a Lula os seguintes chefes de Estado:
- Emmanuel Macron (França);
- Xi Jinping (China);
- Pedro Sánchez (Espanha);
- Justin Trudeau (Canadá);
- Gabriel Boric (Chile);
- Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai);
- Andrés Manuel López Obrador (México);
- Narendra Modi (Índia);
- Isaac Herzog (Israel);
- Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal) e outros.
Além dos parabéns dos citados, Lula também recebeu a indicação, por exemplo, que a Noruega vai voltar a financiar ações que visam conter o desmatamento da Amazônia no Brasil – os recursos vindos do país citados pararam de chegar ao Brasil após Bolsonaro ter assumido o Executivo.
Ontem conversei com dezenas de chefes de estado. Todos querem ampliar as parcerias e trabalho conjunto com o Brasil no comércio, na questão do clima e nos grandes temas globais. Estamos voltando ao mundo.
— Lula (@LulaOficial) November 1, 2022
Leia também: Presidente do PT diz que transição começará com ou sem a participação de Bolsonaro