Você conhece as principais regras de estágio? Se não conhece, saiba então que hoje iremos apresentar absolutamente tudo para você. Reunimos aqui informações importantes para que você aproveite seu estágio ao máximo e tudo dentro da legislação. Afinal, é nesse período que você conseguirá experiência para chegar preparado no mercado de trabalho. Então, acompanhe as informações aqui no Brasil 123.
Saiba mais sobre
Se você está cursando faculdade, com certeza já deve ter se deparado com o estágio. Afinal, eles são obrigatórios e te ajudam a inserir de vez no mercado de trabalho e em sua área de atuação. Mas a verdade é que, mesmo que muitas vezes com pouca remuneração ou até mesmo voluntário, o estágio tem algumas regras importantes. Então, confira nesse artigo as principais para sempre estar a par do que é direito seu e obrigação da empresa e vice versa.
É obrigatório que o estágio seja remunerado?
Muitas pessoas têm dúvidas em relação à remuneração do estágio. Mas não, a remuneração chamada bolsa estágio não é obrigatória, e muitas vezes pode acontecer até mesmo do estágio ser voluntário. Então, tudo vai depender da empresa. Portanto, se informe bem antes de se candidatar à vaga.
O valor da bolsa estágio pode variar, mas a média de remuneração para esse cargo é de um salário mínimo ou, em alguns casos, menos. Porém, as empresas não tem a obrigação de conceder benefícios como auxílio transporte e alimentação ao estagiário. Inclusive, não existe o recolhimento do FGTS e do décimo terceiro, já que o funcionário não tem registro em carteira.
Estágio obrigatório
Já o estágio obrigatório é aquele que é exigido pela faculdade. É para que o aluno se forme e, nesse caso, a própria faculdade deve conceder. Assim, muitas vezes não é remunerado e demanda poucas horas semanais de trabalho. Então, o obrigatório pode ser fornecido nas instalações da faculdade ou de seus parceiros.
Estágio facultativo
Já o facultativo é um complemento do seu curso, ou seja, o aluno mesmo se candidata e vai trabalhar por conta em instituições. Assim, ele adquire mais conhecimento e experiência, aumentando assim sua bagagem de conhecimento. Nesse tipo de estágio, a remuneração que seria a bolsa auxílio é obrigatória para o aluno, e pode ser acordado questão de valores e benefícios entre ambas as partes.
Vá além das salas de aula
Mesmo que em sua faculdade não seja obrigatório o cumprimento do estágio, vá atrás de oportunidades. Afinal, isso irá fazer com que você tenha mais experiência para colocar no currículo, além de agregar mais em sua vida como profissional. Então, praticar é a melhor maneira de aprender o que está sendo ensinado em sala de aula. Portanto, veja seu período de estágio como um período de aprendizado e de cometer erros, para que, quando chegue a vez de entrar de fato em sua área com um emprego CLT normalmente, você não precise cometer erros básicos.