O mundo já entendeu que a guerra na Ucrânia vai levar a problemas enormes na economia. Contudo, um dos principais problemas que o conflito pode causar é a estagflação, um dos piores cenários que uma economia pode viver. E segundo analistas, o mundo está bem mais próxima dela do que se pensava, ainda mais agora com a alta das commodities no mundo todo.
Apesar de ainda ser cedo para prever tal fator, já é possível se preparar para a estagflação a partir de hoje. Além disso, é preciso ficar de olho em algumas notícias para sabermos se entraremos, ou não, nesse cenário. Por isso, hoje vamos falar do que se trata esse momento e como você pode diminuir os impactos dele na sua vida.
O que é estagflação?
A literatura econômica coloca a estagflação como um dos piores cenários que a economia pode atingir. Isso porque sair dela é bastante complicado e exige muitos esforços dos países do mundo. Exatamente por isso que, atualmente, há um esforço mundial em prever se teremos, ou não, esse cenário novamente.
Isso porque a estagflação é um cenário onde o crescimento é baixo, mas a inflação é alta. Com o baixo crescimento, há poucas perspectivas de vagas de trabalho, aumentando o número de desempregados no país. Além disso, a alta da inflação encarece os preços gradativamente, o que é um problema para as famílias em situação econômica difícil. Por isso, economistas evitam ao máximo entrar nessa rota, dado que ele representa um grande problema para as famílias do país.
Contudo, o mundo está bem perto desse cenário. Com a guerra, os preços estão subindo muito, ao passo que a economia vai crescer cada vez menos por conta da diminuição do comércio internacional. Por isso, economista não descartam que o mundo todo, e também o Brasil, podem entrar em estagflação a partir da metade desse ano.
Como se proteger desse cenário?
Não é exatamente fácil se proteger da estagflação, principalmente porque ela acontece a nível nacional e, individualmente, as pessoas não conseguem mudar isso. Contudo, existe uma forma de diminuir esses impactos e, principalmente, de conseguir se proteger financeiramente.
A receita, na verdade, não é específica para esse período. Contudo, uma excelente ideia é arrumar uma renda extra para se fazer, principalmente antes desse cenário. Com ela, você consegue guardar dinheiro para casos mais urgentes, como uma demissão, por exemplo. Além disso, pode ser uma excelente ideia diminuir os custos da sua casa, trocando por lâmpadas mais econômicas, se mudando para uma casa mais barata ou, ainda, diminuindo os seus custos de vida de uma forma geral.
Para quem quer investir, um cenário desse é favorável para os títulos ligados à inflação, como o Tesouro IPCA ou fundos de investimentos com essa política. Apesar disso, a ideia geral é sempre organizar as suas finanças e fazer sobrar um pouco de dinheiro por mês. Ao guardar esse valor, você possuirá um colchão financeiro para manter suas despesas por algum tempo.