Uma nova mudança na CLT deixou os trabalhadores muito felizes. Isso porque ela representa a oportunidade de receber até um salário mínimo. Dessa forma, para quem está com as contas apertadas, esse dinheiro extra pode vir em boa hora. Sendo assim, se você quer saber mais sobre esse assunto, leia até o final e vamos te explicar.
Nova mudança na CLT deixa trabalhadores felizes
Os trabalhadores do regime CLT tiveram uma boa notícia essa semana. Trata-se do fato de que, no último dia 15 (segunda-feira), o Governo liberou o lote de pagamentos do PIS para os nascidos em julho e agosto, e o do PASEP para os servidores com número final de inscrição 4 e 5.
Assim, os trabalhadores que recebem o PIS puderam sacar o abono através dos canais da Caixa Econômica Federal, como o Caixa Tem, as lotéricas e postos de atendimento físicos. Além disso, quem possui conta corrente ou poupança na Caixa, recebe o dinheiro direto nessa conta. Já os servidores contemplados pelo PASEP, puderam sacar o valor nas agências do Banco do Brasil, tendo ou não conta no banco.
PIS/PASEP: saiba mais
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são contribuições sociais que têm o objetivo de financiar o pagamento do abono salarial. Além dos rendimentos do Fundo de Participação dos Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Fundo PIS/PASEP).
Os recursos são administrados pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e pelo Banco do Brasil para os servidores públicos (PASEP). O abono salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores que se enquadram em determinados critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base e ter ganho até dois salários mínimos por mês.
Nova mudança na CLT: números do PIS/PASEP 2023
Em 2023, cerca de 23,6 milhões de trabalhadores devem receber o PIS/PASEP, ano base 2021. A saber, o pagamento começou em 15 de fevereiro e deve ir até 17 de julho. Contudo, a nova mudança na CLT permite o saque dos valores até 28 de dezembro deste ano.
O valor do PIS/PASEP varia de acordo com o número de meses trabalhados no ano base, no caso, 2021. Dessa forma, o abono pode ir de R$ 109 a R$ 1320, que é o valor do salário mínimo reajustado em 1 de maio.
Quais os próximos lotes do PIS/PASEP serão pagos?
Agora que o pagamento do abono para os nascidos em julho e agosto e com número final de inscrição 4 e 5 já aconteceu, o próximo lote destina-se aos nascidos em setembro e outubro. Além disso, os servidores com número de inscrição terminando em 6 e 7 também receberão.
Assim, esses grupos recebem em 15 de junho. Depois, o último lote, pago aos trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e dezembro, será liberado em 17 de julho. Nessa mesma data receberão o PASP os servidores com número final de inscrição 8.
Agora que você já sabe a nova mudança na CLT que deixou os trabalhadores felizes, verifique se você tem direito ao PIS/PASEP e receba seu dinheiro.