Hoje nós vamos passar algumas informações sobre o fato de que esta mudança na renda dos brasileiros vai surpreender a todos. Como todos devem saber, desde que Lula, retornou à presidência, muitas modificações já foram e ainda estão sendo feitas nas políticas públicas do Brasil.
O Governo tem realizado muitos projetos que visam impulsionar o crescimento econômico e social no país. Com isso, milhares de famílias de baixa renda têm se beneficiado por estes programas.
Acontece que essa ajuda financeira tem gerado muitos problemas nas contas públicas, e por isso, o Governo está buscando formas de equilibrar essas contas com medidas que podem mudar a maneira de pagar impostos no Brasil.
Para que você entenda melhor esse assunto, nós separamos algumas informações importantes para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Esta mudança na renda dos brasileiros vai surpreender a todos. Confira os detalhes
Como já dissemos acima, o Governo Federal vem enfrentando dificuldades em equilibrar o seu orçamento por causa dos altos custos dos programas sociais, como por exemplo, o Bolsa Família, e, para isso, busca novas opções para arrecadar mais recursos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vem trabalhando em medidas que possam aumentar o caixa do Governo sem prejudicar a população.
Uma das opções em análise é uma reforma tributária que simplifique o sistema atual e aumente a arrecadação, que poderia ser feito por meio de alterações nas alíquotas dos impostos e na cobrança de tributos sobre serviços digitais, por exemplo.
Além disso, há outras medidas que estão sendo estudadas para aumentar a arrecadação do Governo. Uma delas é a venda de ativos públicos, como empresas estatais e imóveis. Essa opção pode gerar receitas significativas a curto prazo.
Para que as contas do Governo fiquem equilibradas e ao mesmo tempo o atual presidente mantenha suas promessas de campanha que é de dar prioridade aos mais pobres, uma nova PEC está sendo criada para ser apresentada para votação no Senado.
Qual é o objetivo da nova PEC criada pelo Governo Federal?
A nova PEC do Governo Federal visa regular a cobrança de impostos sobre itens de consumo. Com isso, o principal alvo do Ministério da Fazenda é ajustar a carga tributária de pessoas que possuem renda acima da média e que, até então, não vinham pagando os tributos necessários.
De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a regulamentação da cobrança de impostos irá possibilitar a distribuição de recursos para os mais necessitados. Aumentando, então, a arrecadação e propiciando melhores serviços públicos para a população.
A PEC também visa reduzir a carga de tributos sobre os itens de consumo, aumentando assim a disponibilidade de renda para os cidadãos. Com isso, os brasileiros que ganham acima da média pagarão mais impostos que os de baixa renda, gerando um equilíbrio financeiro no país.
Agora que você já sabe tudo sobre esta mudança, é só ficar de olho nas próximas notícias para saber da votação da nova PEC!