Enquete rápida! Você é daqueles que adora uma moedinha, ou é do time dos que não têm paciência para carregar pra lá e pra cá e deixa qualquer moeda em um potinho ou cofrinho em casa? Você não dá importância pra elas?
Pois bem, você já parou para pensar que uma moeda de cinquenta centavos pode valer quase R$ 2 mil? Isso pode acontecer porque, por vezes, a Casa da Moeda do Brasil comete algumas falhas em seu processo de fabricação de peças, tornando-as únicas.
Aliás, foi exatamente isso o que aconteceu com a moeda de R$ 0,50.
Situações como essas reúnem características que fazem com que a cédula ou a moeda tenha muito valor para os colecionadores, também conhecidos como numismatas.
Lotofácil da Independência: 65 apostadores levam uma bela grana; veja se é um deles
Universo das moedas: como funciona a numismática?
Em resumo, a numismática é o estudo e a coleção de moedas e cédulas, bem como de medalhas e outros objetos relacionados à história do dinheiro.
Assim, o que as torna mais especiais, incorporando maior valor, são justamente os erros, como é o caso dessa moeda de cinquenta centavos fabricada sem o zero.
Confira os detalhes na imagem a seguir:
No entanto, é preciso explicar que não basta ter a característica principal. Para valer uma grana, é preciso considerar o estado de conservação do dinheiro físico e edições especiais, como houve nos Jogos Olímpicos de 2016.
Dessa forma, na numismática, os colecionadores examinam detalhadamente cada moeda, observando características como, o país de origem, o ano de cunhagem, o material de que são feitas, o desenho e qualquer peculiaridade ou erro.
Leia ainda: INSS: posso me aposentar com 50 anos? Veja esta notícia que ACABA DE SAIR
Como pode ser vendida?
Em primeiro lugar, se você não está acostumado com esse universo paralelo e não é especialista em moeda valiosa, é fundamental buscar uma avaliação profissional.
Portanto, recomenda-se a consulta a um numismata experiente ou a uma casa de leilões especializada.
Em suma, tais perfis possuem o conhecimento necessário para determinar o valor real de seus itens.
Então, diante da confirmação da raridade em suas mãos, saiba que existem diversas opções disponíveis para vender notas e moedas valiosas, e isso inclui a utilização de plataformas online como, OLX, Enjoei e Mercado Livre, bem como leilões online.
Confira também: OFERTA INCRÍVEL! Compre seu IPHONE com até 40% de desconto