Hoje nós vamos contar para você qual é a nova maneira de fazer parte do CadÚnico.
Como todos sabem, o CadÚnico é um banco de dados usado pelo Governo para identificar quais são as famílias brasileiras mais vulneráveis. Assim, com este levantamento, essas famílias possam receber auxílio com recursos financeiros e humanitários, para que possam acompanhar o crescimento econômico e social do país.
No entanto, foi necessário algumas atualizações e melhorias no Cadastro Único, para que a população receba melhor atendimento. Então, pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre a nova maneira de fazer parte do CadÚnico para te passar. Assim, esperamos ajudar você a ficar por dentro de todas as novidades sobre este assunto.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse tema, não deixe de ler até o final. Desta forma, você vai obter todos os conhecimentos necessários sobre o CadÚnico 2023.
Qual é a nova maneira de fazer parte do CadÚnico?
A nova maneira de fazer parte do CadÚnico diz respeito à forma que o Governo está utilizando o banco de dados para dar suporte às famílias brasileiras mais necessitadas e vulneráveis.
Com isso, as prefeituras podem operar o sistema para ter um contato mais direto e próximo das famílias.
O Cadastro Único é a chave que abre as portas de muitos benefícios, e o mais conhecido e solicitado, sem nenhuma dúvida é o Bolsa Família, que é destinado às famílias de baixa renda que vivem em situação de extrema pobreza.
Mas, além do Bolsa Família, o CadÚnico ainda auxilia o Governo a identificar outras necessidades e liberar mais alguns benefícios, como o Bolsa Verde, Minha Casa Minha Vida, BPC-Loas, programa Brasil Carinhoso, entre outros.
Quem pode se inscrever no CadÚnico?
Para se inscrever no CadÚnico, os cidadãos precisam seguir uma série de exigências e preencher alguns requisitos.
Veja abaixo uma lista com as principais características para se inscrever no CadÚnico:
- Possuir uma renda mensal per capita de até meio salário mínimo, que atualmente está em R$651,00;
- Possuir uma renda familiar de no máximo 3 salários mínimos. Essa regra vale para aquelas pessoas que estão buscando outros benefícios do Cadastro Único, como por exemplo, isenção na taxa de concursos públicos;
- Apresentar todos os documentos solicitados;
- Fornecer todas as informações sobre a família na entrevista, sem passar dados falsos ou divergentes;
- Manter o Cadastro Único atualizado com consultas anuais.
Como se inscrever no CadÚnico?
Para se inscrever no CadÚnico, é necessário saber em qual local é feita a entrevista em sua cidade, que na grande maioria das vezes, é feita pelo Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.
Existem algumas cidades que necessitam de um agendamento prévio da entrevista, e se este for o caso da sua, você pode acessar o site da prefeitura para agendar uma consulta no CRAS.
Não se esqueça de apresentar todos os documentos de todos os membros da família, e no dia da entrevista, todos os familiares que moram na mesma casa, precisam comparecer.
Agora que você já sabe qual é a nova maneira de fazer parte do CadÚnico. Basta seguir as instruções para se cadastrar e usufruir de todos os benefícios!