O molho de tomate é um ingrediente muito utilizado na culinária e em algumas casas ele não pode faltar de forma alguma. As pessoas que gostam de macarrão são uma das que mais se identificam com o molho de tomate, pois ele faz com que o prato fique com um ótimo sabor. Além disso, os molhos com peixes e outras carnes também ficam mais saborosos após acrescentar um bom molho de tomate. Mas você sabe como conservar o molho de tomate? Esta é a melhor forma de conservar molho de tomate por mais tempo na geladeira.
Apesar de ser possível encontrar os mais diversos tipos de molho de tomate nos supermercados, muitas pessoas optam pela produção do molho de tomate caseiro.
Produzir o próprio molho de tomate em casa é uma excelente forma de aproveitar todos os nutrientes do fruto e preparar o molho á sua maneira, mas é necessário tomar cuidado com o armazenamento do produto. Será que para conservar o molho de tomate por mais tempo basta coloca-lo na geladeira ou é necessário ter um cuidado maior? Bom, continue lendo e veja.
Esta é a melhor forma de conservar molho de tomate por mais tempo na geladeira
O molho de tomate possui seu lugar na cozinha de praticamente todas as pessoas. Ele possui grande versatilidade, fazendo maravilhas ao conferir sabor aos pratos de espaguete ou às fatias de pizza. Além disso, se você deseja preparar uma comida mais rápida no jantar a fim de acabar com a fome, o molho pode ser seu grande aliado. Mas é muito importante, depois de entender e reconhecer todos os benefícios que o molho de tomate traz para a saúde, saber como armazená-lo da forma correta.
Como conservar molho de tomate por mais tempo na geladeira?
Se você está preparando o seu molho de tomate em casa, pode conservá-lo por meio da técnica da pasteurização. Para isso, é necessário que o molho de tomate ainda esteja quente, e você deve dispor também de recipientes de vidro que possuam tampas metálicas. Primeiro, encha uma panela grande até a metade com água e coloque para ferver. Depois, com o auxílio de uma espátula, coloque os frascos na panela e deixe-os esquentar durante quatro a cinco minutos.
Passado esse tempo, retire os frascos da água, colocando-os sobre um pano. Repita o mesmo com as tampas. Então, encha os recipientes com o seu molho de tomate, de modo que sobre um espaço vazio entre o molho e a tampa. Coloque os frascos mais uma vez na água fervente durante quinze minutos para garantir vácuo em sua parte interna. Depois desse tempo, apague o fogo e deixe que a água esfrie por completo.
Então, basta limpar bem os potes e guarda-los em seu armário. Esses recipientes podem ficar no armário por até seis meses. Mas depois de abri-los é preciso colocar na geladeira, consumindo em até, no máximo, uma semana. Aproveite essa dica e mantenha seu molho de tomate por um longo período de tempo.
Agora queremos saber de você! Já estava por dentro dessa dica para conservar molho de tomate? Deixe-nos um comentário logo abaixo. Até a próxima!