Se você quer saber qual é a forma mais fácil de transformar BPC em aposentadoria, então está no lugar certo! A aposentadoria é o sonho e o objetivo de praticamente todas as pessoas, não é verdade? No entanto, algumas não estão habilitadas para receber a aposentadoria, e por este motivo, precisam recorrer ao BPC.
Mas, o que muita gente não sabe, é que existem algumas maneiras de transformar BPC em aposentadoria, e nós vamos te contar como! Portanto, não deixe de acompanhar a leitura até o final para saber de tudo sobre o BPC e como transformá-lo em aposentadoria!
O que é o BPC?
Antes de saber como transformar o BPC em aposentadoria, é necessário entender do que se trata este programa. O Benefício de Prestação Continuada, mais conhecido como BPC, é um benefício de caráter assistencial, pago pelo Governo Federal por meio do INSS. Trata-se de um salário mínimo mensal destinado às pessoas de baixa renda que não têm mais condições de manter o seu sustento.
Vale ressaltar que o BPC não é aposentadoria, mas sim um programa social, e por isso, seus beneficiários não possuem os mesmos direitos dos segurados do INSS, como o 13º salário por exemplo.
Quem tem direito ao BPC?
O BPC é destinado a idosos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Para se qualificar, é necessário comprovar renda per capita familiar inferior a um quarto do salário mínimo vigente. Além disso, é preciso que a pessoa não receba nenhum outro benefício previdenciário ou assistencial, como aposentadoria ou seguro-desemprego.
No caso dos idosos, além dos requisitos mencionados, é necessário comprovar a idade mínima e ser brasileiro ou estrangeiro com residência permanente no Brasil. No caso das pessoas com deficiência, além dos critérios de renda e não recebimento de outros benefícios, é necessário comprovar a existência de uma deficiência que impeça a participação plena e efetiva na sociedade, com limitações que perdurem por, no mínimo, dois anos.
Qual é a forma mais fácil de transformar BPC em aposentadoria?
Antes de mais nada, é importante deixar claro que para se aposentar no INSS é necessário cumprir com alguns requisitos, sendo o tempo de contribuição o critério mais importante para obter a aposentadoria do INSS.
No entanto, se você é uma das muitas pessoas que contribuíram para o INSS por um período, suspenderam o pagamento e agora recebem o BPC, saiba que você pode ter direito a uma aposentadoria ou estar prestes a conquistar esse direito, mesmo que não esteja contribuindo atualmente.
Para saber se você tem direito a algum benefício, basta consultar no aplicativo Meu INSS, ou com um profissional de confiança. Essa consulta permitirá analisar o seu histórico de contribuições e identificar se você já atingiu os requisitos necessários para solicitar a aposentadoria.
Muitas vezes, as pessoas podem ter contribuído tempo suficiente no passado para adquirir direito a uma aposentadoria, mesmo que, no momento, estejam recebendo o BPC. Ao verificar sua situação, você pode descobrir que já possui todos os requisitos necessários para solicitar a aposentadoria e, assim, ter uma renda mais estável e garantida.
Agora que você já sabe qual é a forma mais fácil de transformar BPC em aposentadoria, é só seguir nossas dicas para conquistar a tão sonhada aposentadoria do INSS!