O Benefício de Prestação Continuada é um benefício assistencial oferecido pelo Governo a pessoas idosas ou com deficiência de baixa renda que nunca contribuíram com a Previdência Social.
No entanto, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades na hora de solicitar esse benefício por falta de informação ou orientação sobre o processo.
Por esse motivo, é importante saber a forma correta de pedir o benefício a fim de evitar erros que possam prejudicar o recebimento do benefício, e para ajudar você a entender qual é a forma certa de solicitar o BPC, vamos apresentar todas as informações necessárias para que faça isso de forma segura e eficiente.
Por isso, não deixe de acompanhar a leitura até o final, para saber de tudo o que precisa sobre o BPC e como solicitar corretamente.
O que é o BPC e quem tem direito?
Conforme já dito anteriormente, o Benefício de Prestação Continuada é um benefício assistencial oferecido pelo Governo Federal para pessoas que têm deficiência e idosos com idade de 65 anos ou mais, que não possuem meios de prover a própria manutenção e nem têm família que possa ajudá-los financeiramente e que nunca contribuíram com o INSS.
Para que esse benefício seja concedido, é necessário que a renda do requerente seja de até um quarto do salário mínimo vigente. Além disso, os requisitos principais para poder receber o BPC incluem ser brasileiro nato ou naturalizado, e estar cadastrado no Cadastro Único, que é um sistema de registro de famílias brasileiras de baixa renda.
Esta é a forma certa de pedir aposentadoria com BPC: Confira
Muitas pessoas que têm direito ao BPC, acabam não solicitando o benefício, ou fazendo de maneira incorreta, devido à falta de informação sobre como pedir. Por isso, nós separamos um passo a passo bem simples para que você saiba a forma correta para pedir aposentadoria com BPC e não tenha problemas, confira:
Verifique se atende aos requisitos
Para solicitar o BPC, o primeiro passo é verificar se você atende aos requisitos para o benefício. Para idosos, é necessário ter 65 anos ou mais e renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Já para pessoas com deficiência, é necessário ter renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo e a deficiência deve causar limitações permanentes.
Procure o CRAS de sua cidade
O próximo passo é procurar uma agência do INSS ou um CRAS para fazer o cadastro do benefício.
Lá, você receberá todas as informações necessárias para o pedido.
Reúna todos os documentos
No momento da solicitação, é importante levar todos os documentos necessários, como identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
Esteja atento ao prazo de análise do benefício
Por fim, é importante ficar atento ao prazo de análise do pedido do BPC, que pode variar de 45 a 90 dias. As informações sobre o andamento do processo podem ser verificadas no site do INSS.
Agora que você já sabe qual é a forma certa de pedir aposentadoria com BPC, é só seguir o passo a passo e usufruir do benefício!
Não perca: AVISO IMPORTANTE sobre atualização de dados no CADASTRO ÚNICO