Se você é um amante das plantas, certamente possui suculentas em casa ou deseja adquirir algumas em breve. Isso porque as suculentas são plantas muito fáceis de cuidar e não exigem tanta atenção. Além disso, é muito simples fazer mudas desse tipo de planta. Então, esta é a forma certa de fazer muda suculenta pela folha. Leia com atenção e aprenda.
Algumas pessoas gostam de plantas, acreditam que elas deixam o ambiente mais bonito e agradável, mas não levam muito jeito para cuidar delas. Se esse é o seu caso, a suculenta pode ser uma excelente opção de planta para você manter em casa, pois até mesmo quem não leva muito jeito para cuidar de plantas consegue se sair bem com ela.
Hoje você irá aprender a plantar suculentas pela folha, esse processo é bastante simples e, se você seguir todas as dicas, dará tudo certo.
Esta é a forma certa de fazer muda de suculenta pela folha
Se você já possui uma suculenta em casa e deseja preparar novas mudas por meio das folhas dessa espécie, é necessário saber qual é o momento ideal para remover a folha da planta. Para isso, analise a base do caule de sua planta e veja se ela está comprida e reta. Quando isso acontece, a sua planta está em busca de sol para se desenvolver. Então, é mais fácil remover as folhas que estão nessa área.
Com a elevação do caule, as plantas mais antigas ficam na região inferior. Assim, escolha algumas delas e deixe que as folhas mais jovens continuem com seu desenvolvimento.
Tipo de folha
Além disso, é necessário selecionar as folhas que aparentemente estão saudáveis. Portanto, evite escolher folhas secas, que estejam danificadas, com várias cores e muito finas. Em contrapartida, prefira folhas mais cheias, verdes e com ausência de manchas e fissuras.
No momento de remover a folha, faça isso com as mãos. Segure na região próxima à base com o indicador e o polegar e gire para o lado esquerdo e para o lado direito até que a folha se separe do caule. Mas não deixe a folha se quebrar, senão ela não ficará viva.
Depois, coloque a folha em uma área quente, mas que não tenha incidência direta de luz solar. De preferência, sobre uma superfície absorvente, como toalhas e guardanapos, pois é necessário que a planta seque.
Formação de raízes
Depois que um calo se formar na base da folha que foi removida, é necessário molhá-lo bem com água e esfregá-lo suavemente. Você também pode aplicar um pouco de mel para acelerar o processo. Mas, antes disso, prepare um vaso com terra para que a planta seja colocada ali o mais rápido possível. Então, as folhas devem ser colocadas deitadas sobre o solo.
É fundamental escolher um vaso que possua uma drenagem satisfatória, pois esse tipo de planta não gosta de solo encharcado. No momento de irrigar, borrife água nas plantas, mas tome cuidado para não encharcá-las, pois a água em excesso pode provocar apodrecimento. Assim que a raiz surgir, cubra-a com terra e continue cuidando da sua plantinha.