Você quer saber como escolher carne para churrasco seguindo dicas de especialistas na churrascaria? Veja essa matéria até o final para aprender como os amantes de carne assada escolhem essas peças no açougue. Afinal, o churrasco fica bom quando você escolhe os cortes da forma correta. Por isso, aprenda agora mesmo:
Dicas de como escolher carne para churrasco
Se você não sabe como escolher carne para churrasco, lembre-se que a escolha desse alimento é muito importante para garantir a qualidade. Afinal, muita gente vai ao açougue e não entende a diferença entre um bom corte e outro que não é tão bom para churrasco. Portanto, não seja essa pessoa e garanta qualidade para sua churrasqueira. Veja abaixo algumas dicas para te ajudar na escolha:
Olho na embalagem
Muita gente desconfia que a carne embalada à vácuo está perto do prazo de validade. No entanto, essa embalagem é ideal para prolongar a conservação desse alimento em estabelecimentos comerciais. No entanto, você precisa ficar de olho nas informações contidas nesses plásticos que envolvem a carne.
Pois, a embalagem garante um nível maior de maturação para as carnes e ainda contém a data de validade, a procedência e a aparência do corte.
Entenda mais de maturação
Você viu que a embalagem a vácuo melhora a maturação da carne, não é mesmo? Mas, o que é maturação e porque é importante escolher carne para churrasco? A maturação está relacionada com a maciez da carne que vai ser preparada.
Esse processo acontece por causa das enzimas naturais que aparecem quando a carne é submetida à temperatura adequada para isso. Por isso, o corte tem maturação de 12 dias sem osso e 21 dias quando já está desossada.
Analise o grau de marmoreio
Se você quer saber como escolher carne para churrasco, considere o grau de marmoreio também. Pois, esse fator indica que os animais têm boa genética e, por causa disso, a gordura vai derreter com facilidade durante o preparo, mantendo-a mais suculenta.
Mas, como você vai ver isso no açougue? Verifique a presença de fibras brancas entremeadas na carne vermelha. Pois, quanto mais notar a presença delas, melhor o grau de marmoreio desse corte.
Atenção à maciez
As melhores carnes para fazer churrasco são macias. Por isso, verifique essa condição antes de levar qualquer corte para sua casa. Para isso, você precisará apalpar o corte e notar se ele está desmanchando facilmente em seus dedos. Pois, o melhor corte bovino é aquele que não precisa de amaciante para garantir a maciez.
Analise a gordura
Por fim, você precisa analisar a gordura se quiser aprender como escolher carne para churrasco. Afinal, a picanha é o xodó dos churrasqueiros por causa da capa de gordura que esse corte mantém. Por isso, escolha a picanha que contém uma capa grossa e sem defeitos porque isso indica que o animal foi bem cuidado.
Desse modo, você vai garantir carne de alta qualidade e ainda vai prezar por um cuidado mais humanizado com os animais. Afinal, não adianta saber como escolher carne para churrasco e esquecer que esses animais tiveram vida antes do abate, não é mesmo?