A dica definitiva para economizar gás de cozinha é apostar eletrodomésticos como a panela elétrica, a airfryer e o forno elétrico. No entanto, esses aparelhos economizam o gás de cozinha e cobram o preço na sua fatura mensal de eletricidade. Então, como economizar gás de cozinha sem usar aparelhos elétricos? Veja agora:
Dicas para economizar gás de cozinha
Muita gente tem lotado os armários da cozinha de eletrodomésticos para economizar gás e ter mais praticidade. No entanto, essa prática vai fazer a fatura de eletricidade aumentar no final do mês e diversos cálculos de custo-benefício precisam ser feitos. Afinal, o que vale mais a pena? Pagar mais pela conta de energia ou aprender dicas para economizar gás de cozinha?
A segunda opção é melhor, não é mesmo? Pois, muita gente não sabe quais são as dicas para economizar gás e acabam partindo para os elétricos. No entanto, a solução é aprender mais sobre economia porque isso vai colocar mais dinheiro no seu bolso no uso do gás mensalmente. Confira:
Foco no fogo
O fogo é o primeiro sinal que você precisa prestar atenção para economizar gás de cozinha. Pois, o fogo azul é o ideal para o uso do botijão que contém gás butano em seu interior. Por isso, se você notar que a chama está alaranjada ou amarelada, saiba que algum entupimento no canal de alimentação do fogão está acontecendo.
Pois, a chama alaranjada é produzida com oxigênio e isso significa que a chama está sendo alimentada mais por esse gás atmosférico. Com isso, o butano do botijão acaba muito rápido para compensar isso. Então, ligue as quatro bocas do fogão antes de colocar as panelas e observe se a chama está azulada porque é isso que buscamos.
Mantenha o fogão em ordem
Muita gente compra o fogão e esquece que o aparelho pode precisar de alguns cuidados com o passar dos anos. No entanto, a dica definitiva para economizar gás de cozinha vai na contramão dessa prática. Afinal, os canais de alimentação do gás que chega às bocas do aparelho podem ficar entupidos.
Portanto, você precisa contratar manutenção periódica a cada seis meses para garantir o melhor funcionamento desse aparelho. O custo-benefício é bom porque você vai deixar de gastar tanto com gás de cozinha mantendo esse cuidado.
Corte os alimentos em pequenas partes
Você se lembra da aula de química e do tema “superfície de contato”? Esse tema é uma dica definitiva para economizar gás também. Afinal, quanto maior a superfície de contato, mais rápido vai cozinhar esse alimento.
Por exemplo, uma batata vai cozinhar muito mais rápido quando você a cortar em quatro partes ao invés de jogar ela inteira. Pois, as quatro partes estão em contato com a água quente da panela e isso garante mais rapidez no cozimento e, obviamente, mais economia de gás.
Essa dica definitiva para economizar gás de cozinha é o melhor exemplo para quem gosta de economia e rapidez no cozimento. Portanto, nunca se esqueça dela!