Além de proporcionar um visual melhor para seus pratos, esses vegetais verde-escuros devem estar em sua dieta por causa dos benefícios que esses alimentos oferecem. Afinal, a folhagem mais escura apresenta uma fonte de nutrientes essencial para o funcionamento do nosso organismo.
Sais minerais, fibras e vitaminas são alguns exemplos de nutrientes oferecidos por essas verdadeiras usinas de energia para o nosso organismo. Portanto, a sua saúde cerebral, saúde da pele, entre tantas outras partes do corpo apreciam o consumo que os vegetais verde-escuros trazem para elas. Confira:
Principais vegetais verde-escuros que devem estar em sua dieta
Os vegetais verde-escuros possuem as maiores fontes de cálcio para o organismo, portanto, veja abaixo quais são as principais escolhas para inserir em sua dieta:
Alface
Um dos vegetais verde-escuros mais consumidos no mundo, a alface nem sempre apresenta uma coloração mais forte, mas como existe muita variedade desse alimento, ele não poderia deixar de aparecer nessa lista. Rica em água, fibras, vitaminas A, B, C e K, bem como proteínas e sais minerais, a alface auxilia no emagrecimento e no fortalecimento dos ossos.
Agrião
Com um sabor picante, o agrião é um dos vegetais verde-escuros que devem estar em sua dieta, já que ele é um dos alimentos mais antigos do mundo inteiro. Os principais nutrientes desse alimento são as vitaminas C, E, iodo, ferro e potássio, portanto, seu consumo beneficia a saúde imunológica, óssea e dental.
Acelga
Pensou em vegetais verde-escuros, a acelga não pode faltar em sua dieta, pois ela é rica em antioxidantes que combatem ações dos radicais livres. Além disso, como é fonte de zinco e vitaminas E e K, a acelga regula o açúcar no sangue, prevenindo a diabetes e o câncer.
Almeirão e chicória
Esses dois vegetais verde-escuros devem estar em sua dieta porque possuem baixas calorias e são muito nutritivos. Ricos em vitaminas A, C e complexo B, esse alimento também combate o envelhecimento precoce e contribui para o trânsito intestinal que é garantido pela presença de fibras em seu interior.
Couve
A queridinha das feijoadas, a couve não pode faltar em qualquer dieta saudável, pois além de ser rica em ferro, ela também conta com antioxidantes naturais que são essenciais para livrar seu organismo da ação dos radicais livres.
Por causa do seu teor de fibras elevado, a couve também é usada para desintoxicação do organismo, portanto, um suco detox feito com essa verdura é sempre uma boa escolha para quem está em processo de emagrecimento.
Espinafre
Rico em sais minerais como ferro, cálcio, potássio, o espinafre ajuda a combater o câncer e a diabetes, duas doenças crônicas que não têm cura. Além disso, o consumo diário desse alimento promove redução do colesterol ruim (HDL) e auxilia na manutenção da saúde cardíaca.
Rúcula
Presente, mesmo que com polêmicas, até mesmo em pizzas, a rúcula finaliza nossa lista dos vegetais verde-escuros que devem estar em sua dieta, pois é rico em antioxidantes e possui muitas vitaminas que beneficiam tanto a saúde do pulmão como da boca.