Com a reforma tributária, alguns impostos podem mudar. Sendo assim, duas das principais modificações dizem respeito ao IPTU e o IPVA. Isso porque, por mais que a reforma esteja focada nos impostos dos produtos de consumo, algumas linhas do texto já aprovado pela Câmara dos Deputados, propõem algumas mudanças nesses tributos anuais.
Assim sendo, para que você saiba tudo o que precisa sobre essas mudanças, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Esses impostos podem mudar
A reforma tributária é um tema muito discutido no Brasil atualmente. Isso porque, recentemente a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base que prevê alterações em diversos impostos.
Desse modo, o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) também passarão por mudanças significativas com essa reforma.
Veja abaixo algumas das principais mudanças que o texto-base da reforma tributária propõe para estes impostos:
IPVA
Conforme todos já devem saber, o IPVA é um imposto que o Governo cobra anualmente sobre a propriedade de veículos automotores. Dessa forma, o texto da reforma tributária propõe duas mudanças significativas nesse imposto.
A primeira delas é a inclusão de jatinhos, iates e lanchas na lista de veículos que devem pagar o IPVA, atualmente isentos desse tributo. Assim, essa medida tem como objetivo aumentar a arrecadação e tornar a cobrança mais justa. Isso porque, esses veículos também utilizam as vias públicas e têm custos ambientais.
Além disso, outra mudança que pode ocorrer é a possibilidade de estabelecer um imposto progressivo de acordo com o impacto ambiental do veículo. Isso significa que veículos mais poluentes poderiam ter uma alíquota maior de IPVA em comparação com veículos mais sustentáveis.
Sendo assim, essa medida tem como objetivo incentivar a compra de veículos menos poluentes e promover a preservação ambiental.
IPTU
Já para o IPTU, que é um imposto cobrado anualmente sobre imóveis urbanos, o texto da reforma tributária também propõe uma alteração importante.
A proposta é atualizar a base de cálculo do IPTU por meio de decreto municipal. Isso significa que os valores venais dos imóveis, que servem de referência para o cálculo do imposto, poderiam ser atualizados sem a necessidade de uma lei específica.
De acordo com o texto, essa medida facilitaria o ajuste de valores de acordo com as variações do mercado imobiliário. Por isso, esse é um dos impostos que podem mudar.
Ademais, a proposta traz mais agilidade e flexibilidade para a atualização dos valores do IPTU, garantindo uma cobrança mais justa e adequada à realidade econômica dos imóveis urbanos.
No entanto, é importante ressaltar que essa atualização deve ser feita de forma transparente e responsável para evitar abusos e aumentos desproporcionais no valor do imposto.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que esses impostos podem mudar, é só ficar de olho nas próximas notícias para saber quando as medidas ficarão vigentes.
Por fim, não se esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre esse assunto!