Fazer a aposentadoria sair mais rápido é o desejo de todos os contribuintes. No entanto, o que muitos não sabem é que existem alguns documentos que podem agilizar o processo de concessão de aposentadoria no INSS.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações para que você saiba quais são esses documentos que fazem a aposentadoria sair mais rápido.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Esses documentos fazem a aposentadoria sair mais rápido
Conforme mencionado acima, todos os contribuintes da Previdência Social querem ter agilidade na concessão da aposentadoria. Ademais, tratando-se desse benefício em particular, a ansiedade e a vontade de usufruir é muito grande.
Dessa forma, para que o INSS conceda a aposentadoria de forma ágil e eficiente, é fundamental apresentar todos os documentos necessários de forma correta e completa. Isso porque, com uma documentação adequada, é possível acelerar o processo de análise do pedido e garantir que o benefício saia o mais rápido possível.
Para isso, confira abaixo os documentos que fazem a aposentadoria sair mais rápido:
1. Documentos de identificação
Primeiramente, para dar entrada no pedido de aposentadoria é necessário apresentar os documentos de identificação, tais como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. Esses documentos são indispensáveis para comprovar a sua identidade e relacionar todas as informações corretamente no sistema.
2. Comprovante de residência
Outro documento fundamental, que, quando apresentado corretamente, pode agilizar a concessão da aposentadoria, é o comprovante de residência.
O INSS utiliza esse comprovante para comprovar o endereço atual do requerente, e, por isso, é importante que ele esteja atualizado, no máximo com três meses de emissão.
3. Carteira de trabalho é importante para aposentadoria sair mais rápido
Ademais, a carteira de trabalho é um documento indispensável para comprovar o tempo de contribuição ao INSS. Dessa forma, deve conter todas as anotações sobre os períodos trabalhados, com datas de admissão e demissão, assim como os respectivos salários.
O tempo de contribuição é um dos critérios para a concessão da aposentadoria, por isso é fundamental apresentar este documento de forma completa e atualizada.
4. Extrato de contribuições
Além da carteira de trabalho, o extrato de contribuições é outro documento importante para comprovar o tempo de contribuição. O requerente pode encontra-lo no site ou app do INSS, onde é possível verificar todas as contribuições ao longo dos anos.
Assim sendo, para atestar o direito ao benefício e evitar uma negativa do INSS, é muito importante apresentar o extrato de contribuições ao solicitar a aposentadoria.
5. Laudos e atestados médicos para a aposentadoria sair mais rápido
Por fim, caso necessite solicitar aposentadoria por invalidez, é fundamental apresentar laudos médicos e atestados que comprovem sua condição de saúde.
Dessa forma, esses laudos e atestados devem refletir a real condição de saúde do contribuinte. Para que assim, o INSS aprove o benefício.
Ademais, lembre-se de que o tempo de análise e concessão do benefício varia de acordo com a complexidade do caso e com a documentação apresentada. Portanto, é importante estar atento a todos os requisitos e exigências do INSS, a fim de evitar atrasos e garantir uma aposentadoria mais rápida.
Agora que você já sabe quais os documentos que fazem a aposentadoria sair mais rápido, deixe sua opinião sobre esse tema nos comentários!